Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10916
Type: Artigo
Title: Desafios contemporâneos à formação superior de qualidade em serviço social
Author(s): Espinola, Elisângela Pereira
First Advisor: Santos, Benedito R. dos
Summary: O presente artigo discute as consequências da implantação da modalidade de Ensino à Distância (EAD) na formação de profissionais do Serviço Social, tendo como recurso metodológico a revisão crítica de literatura. Essa tendência será analisada como parte das determinações político-ideológicas do “neoliberalismo” que impactam a política de educação para o ensino superior brasileiro, avaliando as diretrizes dos organismos internacionais e as ações contrarreformistas adotadas pelos governos brasileiros nos últimos anos. A partir de investidas direcionadas à mercadorização, massificação e destituição da capacidade crítica dos sujeitos no interior da política de educação superior pública e privada, examina suas implicações para a formação do assistente social brasileiro na última década. De forma geral, os resultados apontam ameaças à dimensão intelectiva do trabalho do assistente social na perspectiva do projeto ético-político profissional.
Abstract: The present article discusses the consequences of the implementation of Distance Learning (EAD) in the training of Social Service professionals, having as methodological resource the critical review of literature. This trend will be analyzed as part of the political-ideological determinations of "neoliberalism" that impact education policy for Brazilian higher education, evaluating the guidelines of international organizations and the counterreformist actions adopted by Brazilian governments in recent years. From the investoes directed at the commodification, massification and dismissal of the critical capacity of the subjects within the policy of public and private higher education, examines its implications for the formation of the Brazilian social worker in the last decade. In general, the results point to the intellectual dimension of the work of the social worker in the perspective of the professional ethical-political project.
Keywords: Serviço social
Ensino à distância - EAD
Precarização do ensino superior
Neoliberalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Serviço Social (Graduação)
Citation: ESPINOLA, Elisângela Pereira. Desafios contemporâneos à formação superior de qualidade em serviço social. 2017. 30 f. Artigo (Graduação em Serviço Social) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10916
Document date: 2017
Appears in Collections:Serviço Social (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElisângelaPereiraEspinolaTCCGraduacao2017.pdfArtigo667.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.