Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10922
Type: | Artigo |
Title: | Os benefícios da atividade física no aspecto psicossocial em crianças com Síndrome de Down e a inclusão no sistema regular de ensino |
Author(s): | Melo, Letícia Helena Teixeira de |
First Advisor: | Melo, Fábio Antônio Tenório de |
Summary: | A atividade física e a inclusão se mostram, nesse contexto, excelentes alternativas para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais de uma criança com síndrome de Down, considerando que as mais recentes pesquisas, apresentam aspectos positivos relacionados a esses assuntos. A síndrome de Down trata-se de uma alteração genética, que traz consigo a necessidade de cuidados especiais. O objetivo desta pesquisa foi analisar os benefícios da atividade física, juntamente com a inclusão em escolas de ensino regular, para crianças com síndrome de Down. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos nacionais e internacionais e livros. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Pubmed, Scielo e Portal Capes, bem como o acesso aos livros disponibilizados no acervo da biblioteca da Universidade Católica de Brasília. Conclui-se que a atividade física é benéfica e eficaz no que concerne à melhoria das valências físicas, tônus muscular e também como meio terapêutico no auxílio do desenvolvimento psicossocial, juntamente com os padrões de uma escola inclusiva pode proporcionar qualidade de vida para o indivíduo que possui essa patologia. |
Keywords: | Educação física Síndrome de Down Atividades físicas Escola inclusiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Saúde e Medicina |
Program: | Educação Física (Graduação) |
Citation: | MELO, Letícia Helena Teixeira de. Os benefícios da atividade física no aspecto psicossocial em crianças com Síndrome de Down e a inclusão no sistema regular de ensino. 2012. 11 f. Artigo (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10922 |
Document date: | 2012 |
Appears in Collections: | Educação Física (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LeticiaHelenaTeixeiraDeMeloTCCGRADUACAO2012.pdf | Artigo | 265.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.