Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10956
Type: Monografia(Graduação)
Title: A interdependência entre mídias sociais e celebridades virtuais
Author(s): Carvalho, Amábile Maria Teixeira de
First Advisor: Oliveira, Sheila da Costa
Summary: O processo de expansão da utilização do ambiente virtual criou vários novos fenômenos e visões do que já conhecíamos. As redes sociais digitais, novas versões das populares rodas de conversa, trouxeram uma ruptura de barreiras de distância, possibilitando a comunicação entre inúmeras pessoas, independentemente do espaço-tempo. A sociedade encontrou no ambiente virtual, um espaço para interação de diversas maneiras, descobrindo cada vez mais seu potencial e contribuindo para o grande crescimento do mesmo. Sendo assim, características do cotidiano físico foram migrando para o virtual, fazendo com as semelhanças entre ambos se tornassem cada vez maiores. As redes sociais ganharam figuras de destaque em meio aos seus inúmeros usuários, nascendo os digital influencers, personalidades fortes que construíram um império de popularidade apenas com suas redes sociais. Neste trabalho, a ação destas celebridades virtuais foi estudada de forma a compreender mais sua atuação no contexto em que estão inseridas e, consequentemente, na realidade física das pessoas que as acompanham. Este é um estudo sobre o que estamos vivendo em nossas interações sociais, onde há uma linha tênue entre a realidade física e virtual, de forma que as duas operam de forma interdependente em muitas relações, trazendo novas maneiras de comunicação e convívio entre indivíduos, e tomou como corpus de análise o blogueiro Hugo Gloss por ser um jornalista brasiliense com repercussão nacional. Foram utilizados como autores de referência Lucia Santaella, Pierre Lévy e Manuel Castells, e, como caminho metodológico a Teoria da Semiótica e a Teoria Two-step flow.
Abstract: The process of expanding the use of the virtual environment created several new phenomena and visions of what we already knew. Digital social networks, that are new versions of popular social gatherings, have brought a breakdown of the barriers of distance, enabling communication between countless people, regardless of space-time. Society has found in the virtual environment a space for interaction in many ways, discovering more and more its potential and contributing to its great growth. Thus, characteristics of the physical day-to-day were migrating to the virtual world, making the similarities between the two become greater and greater. The social networks have gained prominent figures among their innumerable users, birthed digital influencers, strong personalities that built an empire of popularity only within their social networks. In this work, the action of these virtual celebrities was studied in order to understand more about their performance in the context in which they are exist and, consequently, in the physical reality of the people who follow them. This is a study of what we are experiencing in our social interactions, where there is a fine line between physical and virtual reality, so that these two operate interdependently in many relationships, bringing new ways of communication and conviviality between individuals, and took as a corpus of analysis the blogger Hugo Gloss for being a Brazilian journalist with national repercussion. Lucia Santaella, Pierre Lévy and Manuel Castells were used as reference authors, and as a methodological pathway, Semiotics Theory and Two-step flow theory.
Keywords: Redes sociais
Publicidade online
Digital influencer
Celebridades virtuais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: CARVALHO, Amábile Maria Teixeira de. A interdependência entre mídias sociais e celebridades virtuais. 2017. 67 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10956
Document date: 2017
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmábileMariaTeixeiradeCarvalhoTCCGraduacao2017.pdfMonografia(Graduação)1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.