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dc.contributor.advisor1Lins, Luciana Nascimento-
dc.creatorAlves, Luís Eduardo Araújo-
dc.creatorBarbosa, Max Nylton-
dc.date.accessioned2018-05-28T16:17:38Z-
dc.date.available2018-05-11-
dc.date.available2018-05-28T16:17:38Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.citationALVES, Luís Eduardo Araújo; BARBOSA, Max Nylton. Estudo de traços de concreto drenante como revestimento de pavimentos para áreas de tráfego leve. 2017. 29 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10995-
dc.description.abstractThis research had the purpose of studying eleven traces of porous concrete with the purpose of meeting two main criteria, regarding NBR 16416, permeability and compressive strength. Having the intended use for interlocking porous concrete parts. The importance of this study was due to the growth of urban centers that has increased the amount of impermeable surfaces, which has made difficult the infiltration of rainwater in the soil and overloaded the traditional systems of urban drainage. The use of these pieces of permeable concrete is practicable in parking lots and maneuvering yards for passenger vehicles and a maximum load of 25 kN. The discovery of this new technology is of great importance in the scientific scope as environmental, since in addition to assisting in the conduction of the rainwater to the main drainage networks, it provides an increase in the infiltration of water in the soil, being of great importance in the supply of Aquifers and groundwater.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como finalidade o estudo de onze traços de concreto poroso com a finalidade de atender dois critérios principais, quanto à norma NBR 16416, permeabilidade e resistência a compressão. Tendo o uso destinado para peças de concreto poroso intertravadas. A importância desse estudo se fez em razão do crescimento dos centros urbanos que tem aumentado a quantidade de superfícies impermeáveis, o que tem dificultado a infiltração da água das chuvas no solo e sobrecarregado os sistemas tradicionais de drenagem urbana. O uso destas peças de concreto permeável é praticável em estacionamentos e pátios de manobras, para veículos de passageiros e de carga máxima de 25 kN. A descoberta dessa tecnologia é de grande importância no âmbito científico como ambiental, visto que além de auxiliar na condução das águas da chuva para as redes de drenagens principais, proporciona um aumento na infiltração de água no solo, sendo de grande importância no abastecimento de aquíferos e lençóis freáticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Candido (alessandro.candido@ucb.br) on 2018-05-11T20:14:54Z No. of bitstreams: 1 LuísEduardoAraújoeMaxNyltonBarbosaTCCGraduacao2017.pdf: 2490957 bytes, checksum: 8bd09e7621b1f2ed46a44b01ae25c552 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-28T16:17:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuísEduardoAraújoeMaxNyltonBarbosaTCCGraduacao2017.pdf: 2490957 bytes, checksum: 8bd09e7621b1f2ed46a44b01ae25c552 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-28T16:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuísEduardoAraújoeMaxNyltonBarbosaTCCGraduacao2017.pdf: 2490957 bytes, checksum: 8bd09e7621b1f2ed46a44b01ae25c552 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambientept_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto porosopt_BR
dc.subjectPermeabilidadept_BR
dc.subjectDrenagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleEstudo de traços de concreto drenante como revestimento de pavimentos para áreas de tráfego levept_BR
dc.typeArtigopt_BR
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