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Type: Monografia(Graduação)
Title: Propaganda governamental: os limites da criatividade na construção da mensagem publicitária
Author(s): Maria, Laenya Romeiro
First Advisor: Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler
Summary: Este trabalho tem por objetivo descobrir em que medida as agências de publicidade que atendem ao governo federal possuem autonomia criativa na definição das mensagens publicitárias. Para isso, a pesquisa traça um panorama sobre o conceito e a finalidade da criatividade na propaganda, o contexto histórico e atual da propaganda governamental e a realidade empírica, sob a perspectiva dos profissionais, a respeito da liberdade e dos limites impostos na criação das mensagens publicitárias. Esse último ponto é sustentado por uma pesquisa de campo realizada em Brasília, cidade onde são produzidas as campanhas de governo. As descobertas alcançadas aqui afastam um pouco da obscuridade acadêmica presente em torno do tema e contribuem com aqueles que desejam trabalhar ou conhecer a realidade da produção das propagandas governamentais, tão importantes para a democracia do País.
Abstract: The objective of this study is to determine the extent of creative autonomy the advertising agencies serving the federal government have when defining advertising messages. Thus, the research provides an overview on the concept and purpose of creativity in advertisement, the historical context of governmental advertisement and the empirical reality, from the perspective of the professionals, concerning the freedom and the limits imposed when creating messages. The latter is sustained by a field research held in Brasília, city where governmental campaigns are created. The findings herein remove some of the academic obscurity concerning the subject and contribute with those who want to work with or know the reality of governmental advertising production, as important as it is for the country’s democracy.
Keywords: Propaganda
Governo
Criatividade
Brasília
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: MARIA, Laenya Romeiro. Propaganda governamental: os limites da criatividade na construção da mensagem publicitária. 98 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10997
Document date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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