Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11002
Type: Artigo
Title: Diferença de aprendizagem motora entre alunos da rede pública e particular de ensino
Author(s): Mendes, Rodrigo Macena
First Advisor: Nóbrega, Roberto
Summary: O presente estudo tem como objetivo verificar as diferenças de aprendizagem motora entre alunos da rede publica e particular de ensino, por meio dos testes de motricidade global, organização espacial, lateralidade, equilíbrio e motricidade fina. Fizeram parte do estudo 60 crianças, sendo trinta alunos da escola particular e trinta alunos da rede pública de ensino, onde cada ano fez-se testes específicos. Pode-se perceber que os alunos da rede pública de ensino se mostraram com desenvolvimento motor maior quando comparados à escola particular, fator curioso uma vez que educação física não esta presente nos anos inicias da rede pública de ensino, diferente do que acontece na rede particular. Utilizar a psicomotricidade é de fundamental importância entre os alunos de anos iniciais, nas aulas de educação física. Entretanto, saber quando e como utilizar os fundamentos da psicomotricidade é o que diferencia os profissionais responsáveis e preparados dos que apenas fazem. Pode ser evidenciado que as crianças de escola pública têm melhores desempenhos mesmo não tendo aulas regulares de educação física, diferente da escola particular. Ou seja, as crianças aprendem com o ambiente e o estimulo adotado, se o professor souber utilizar esses fatores em suas aulas de maneira a desenvolver um ser completo, muito se ganhará com a integração da psicomotricidade em suas aulas.
Keywords: Educação física
Aprendizagem motora
Psicomotricidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: MENDES, Rodrigo Macena. Diferença de aprendizagem motora entre alunos da rede pública e particular de ensino. 2012. 14 f. Artigo (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11002
Document date: 2012
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodrigoMacenaMendesTCCGRADUACAO2012.pdfArtigo918.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.