Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11006
Type: Artigo
Title: Análise perceptiva dos fatores motivacionais que levam as crianças a praticarem dança no Ensino Fundamental I
Author(s): Fernandes, Rosana Lemos
First Advisor: Melo, Fábio Antônio Tenório de
Summary: A dança é uma importante aliada para que as crianças se desenvolvam tanto física quanto psicologicamente, por ser uma atividade que utiliza o movimento, possui a função de integrar, propor possibilidades de encontro consigo, com o mundo e com o conhecimento e é por isso que a criança toma conhecimento de um universo de informações e sensações através de seus movimentos, utilizando-se de meios prazerosos e divertidos para isso. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores motivacionais que levam crianças entre sete e treze anos a praticarem dança. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo feminino integrantes de uma turma de Balé no SESC localizado na cidade de Ceilândia-DF. O método utilizado como instrumento de análise foi o inventário de motivação para prática desportiva da Gaya e Cardoso (1998), adaptado e composto por 19 questões subdivididas em três categorias: competência despostiva, saúde, amizade/lazer. Os resultados indicaram que fatores relacionados à saúde são considerados de maior importância para as meninas, em oposição a isso fatores relacionados à amizade/lazer e a competência desportiva foram consideradas por elas como sendo de menor importância.
Keywords: Educação física
Motivação
Crianças
Dança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: FERNANDES, Rosana Lemos. Análise perceptiva dos fatores motivacionais que levam as crianças a praticarem dança no Ensino Fundamental I. 2012. 15 f. Artigo (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11006
Document date: 2012
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RosanaLemosFernandesTCCGRADUACAO2012.pdfArtigo880.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.