Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11052
metadata.dc.type: Artigo
Title: Os desafios da integração da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – em uma escola pública bilíngue na cidade de Taguatinga - DF
metadata.dc.creator: Soares, Brennda Lee Siqueira Marques Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo traz uma abordagem sobre os desafios da integração da língua brasileira de sinais – libras – em uma escola pública bilíngue na cidade de Taguatinga-DF. Na educação o meio social e a realidade do educando são uns dos aspectos determinantes no processo de aprendizagem. E neste meio social estão incluídas as pessoas com necessidades educacionais especiais, no meio destas os surdos. O estudo traz uma abordagem da importância do ensino da língua de sinais nas escolas de Educação Básica, visto que há um avanço na filosofia da Comunicação Total, quando ela deixa de ver a surdez sob a perspectiva da falta da fala, e passa a compreendê-la como uma marca, que tem um significado na vida sócio-afetiva e no desenvolvimento da pessoa surda. Os surdos vêm apresentando grande capacidade de comunicação e convivência em presença a comunidade ouvinte. É importante destacar que com o advento da inclusão, que adquiriu força em 2001, os alunos surdos começaram a migrar das instituições especializadas para as escolas regulares. O intuito da pesquisa é investigar o que os professores entendem acerca da temática.
Abstract: This article presents an approach on the challenges of integrating the Brazilian language of signs - Libras - into a bilingual public school in the city of Taguatinga - DF. In education the social environment and the reality of the learner are one of the determining aspects in the learning process. And in this social environment are included people with special educational needs, among them the deaf. The study brings an approach to the importance of sign language teaching in elementary schools, since there is an advance in the philosophy of Total Communication, when it ceases to see deafness from the perspective of lack, and begins to understand it as a brand that has a meaning in the socio-affective life and in the development of the deaf person. The deaf have shown great capacity for communication and coexistence in the presence of the listening community. It is important to note that with the advent of inclusion, which gained momentum in 2001, deaf students began to migrate from specialized institutions to regular schools. The aim of the research is to investigate what teachers understand about the subject.
Keywords: Libras
Educação
Professores
Pedagogia
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SOARES, Brennda Lee Siqueira Marques Barbosa. Os desafios da integração da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – em uma escola pública bilíngue na cidade de Taguatinga-DF. 2017. 23 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11052
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrenndaLeeSiqueiraMarquesBarbosaSoaresTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo704.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.