Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11058
metadata.dc.type: Artigo
Title: Os desafios do pedagogo recém-formado para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Costa, Edna Campos Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os desafios do pedagogo recém-formado nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal (DF). A pesquisa de campo se efetivou por meio de uma análise qualitativa, na busca da opinião dos sujeitos pesquisados, utilizando a aplicação de questionários que foram respondidos por professores regentes. O estudo teve como objetivos específicos delimitar elementos importantes sobre a trajetória histórica da formação de pedagogos no Brasil; refletir sobre a contribuição do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na formação do pedagogo; e investigar a prática docente de pedagogos recém-formados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo aponta que um dos grandes desafios dos cursos de formação docente está em articular a teoria com a prática. A pesquisa sugere alternativas para a melhoria da prática pedagógica, além da necessidade da efetivação de políticas e programas voltados para uma formação mais ampla dos docentes. Dessa forma, o trabalho oportunizou o entendimento da percepção dos educadores acerca da sua formação e os desafios enfrentados nos anos iniciais em sua carreira docente. O estudo revelou que a formação do pedagogo é um processo contínuo que constrói o conhecimento e habilidades ao longo da sua caminhada docente.
Keywords: Pedagogia
Formação de professores
Pedagogo recém-formado
Desafios da docência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: COSTA, Edna Campos Nunes da. Os desafios do pedagogo recém-formado para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. 2017. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11058
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdnaCamposNunesDaCostaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo832.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.