Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11069
metadata.dc.type: Artigo
Title: A influência do afeto no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal
metadata.dc.creator: Silva, Eliséia Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como temática identificar a influência do afeto no processo de ensino-aprendizagem das crianças com distúrbios, partindo das concepções sobre a afetividade, seguido pelos principais conceitos dos distúrbios de aprendizagem existentes, analisando como os professores percebem a afetividade no processo de ensino e aprendizagem e a percepção dos alunos sobre o que é afetividade. Todo o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo e observações em sala de aula com professores e alunos a partir de um embasamento bibliográfico. Os resultados observados indicam que a influência da afetividade tem total importância no ensino-aprendizagem das crianças com distúrbios, sendo usada pelos professores como mediadora. Quanto às crianças, há clara percepção sobre o que é afetividade, para eles representada, por meio do auxílio, dos elogios e brincadeiras. Os principais tipos de afeto entre professores e alunos são os elogios, os diálogos, a autoestima e o conhecimento pessoal de cada aluno, bem como a confiança e o estreitamento dos laços dentro do ambiente escolar.
Keywords: Pedagogia
Afetividade
Distúrbios de aprendizagem
Professor
Aluno
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Eliséia Vieira da. A influência do afeto no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal. 2017. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11069
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EliseiaVieiraDaSilvaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo840.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.