Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11071
metadata.dc.type: Artigo
Title: A influência do acompanhamento da família no processo de ensino e de aprendizagem das crianças da educação infantil de uma escola privada do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Beserra, Gabriella de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Atualmente os professores têm questionado a participação dos pais e/ou responsáveis quanto ao envolvimento e desenvolvimento escolar dos filhos. Pontua-se que família e escola devem estabelecer uma relação transparente e dialógica, durante todo o percurso do processo educativo, tendo como foco a formação de um indivíduo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral compreender a influência do acompanhamento da família no processo de ensino e de aprendizagem das crianças da educação infantil de uma escola privada do DF. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram adotados a entrevista e o questionário. Participaram do estudo a coordenadora pedagógica, professores e pais de alunos. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. O estudo revelou que é possível ter uma relação mais estreita entre escola e família, mas que ambos precisam cumprir seus papéis. A escola pesquisada evidenciou uma série de iniciativas que visam uma maior presença das famílias no acompanhamento escolar dos filhos que tem, em certa medida alcançado êxito com alguns pais, mas outros por questões diversas ainda parecem distantes. A relação escola e família é complexa, mas imprescindível, pois a família é o espaço privilegiado de orientação, construção da identidade de um indivíduo e deve promover, juntamente com a escola, uma parceria a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
Keywords: Escola
Família
Pedagogia
Processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: BESERRA, Gabriella de Souza. A influência do acompanhamento da família no processo de ensino e de aprendizagem das crianças da educação infantil de uma escola privada do Distrito Federal. 2017. 37 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11071
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabriellaDeSouzaBeserraTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo580.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.