Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11075
metadata.dc.type: Artigo
Title: A mediação de conflitos na educação infantil: um caminho possível para a construção da cultura de paz
metadata.dc.creator: Silva, Juliana Sousa Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: A mediação de conflitos é uma intervenção positiva, realizada por uma terceira pessoa, perante um conflito que envolve duas partes, a fim de alcançar e reestabelecer por si mesma a solução por meio do diálogo. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de investigar no ambiente escolar, especificamente na Educação Infantil, como o processo de mediação de conflitos pode auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como a sua contribuição na construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Nesse sentido, como objetivo geral deste estudo procurou-se investigar e compreender como o processo de mediação de conflitos é desenvolvido no âmbito da Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos considerou-se pesquisar as contribuições da mediação de conflitos no desenvolvimento socioemocional das crianças para a construção de uma cultura de paz, bem como verificar as percepções dos atores investigados sobre conflito e violência e quais as experiências no processo da mediação de conflitos, identificando os desafios para o desenvolvimento de ações voltadas à mediação de conflitos na escola. Para a realização do estudo foi aplicada a metodologia de pesquisa de caráter qualitativo, com a participação de educadores de uma escola pública, por meio de entrevistas. Os dados coletados e a análise possibilitaram conceber a importância da mediação de conflitos na Educação Infantil como um princípio educativo na construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.
Keywords: Pedagogia
Mediação de conflitos
Educação infantil
Cultura de paz
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Juliana Sousa Viana. A mediação de conflitos na educação infantil: um caminho possível para a construção da cultura de paz. 2017. 34 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11075
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianaSousaVianaSilvaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo605.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.