Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11076
metadata.dc.type: Artigo
Title: Um estudo sobre as estratégias pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem com crianças disléxicas
metadata.dc.creator: Santos, Khasandra de Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou as estratégias pedagógicas utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem de crianças disléxicas de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Por meio de referencial teórico amparado por leis e diretrizes que garantem o acesso e qualidade da educação e estudos mais específicos sobre a condição dos disléxicos com as contribuições principalmente de Ianhez; Nico (2002); Alves; Mousinho; Capellini (2011) e Zorzi (2008). A metodologia utilizada foi a qualitativa. Por meio de observação de uma turma com alunos disléxicos, entrevista e questionário aos professores de uma escola pública do DF que trabalham ou já trabalham com alunos disléxicos. Com análise das observações e questionários, o resultado da pesquisa apontou que os professores ainda demostram ter dificuldades em adaptar e criar metodologias de ensino e aprendizagem que favoreça o desenvolvimento dos alunos disléxicos, e não se mostram interessados em investigar as causas do fracasso escolar, e assim desenvolver trabalhos e projetos que atendem as necessidades educacionais dos alunos com dislexia. Destaca-se também a falta de preparo e formação inadequada dos professores, o que dificulta ainda mais o processo de inclusão desses indivíduos no meio escolar.
Keywords: Dislexia
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Estratégias pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Khasandra de Souza dos. Um estudo sobre as estratégias pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem com crianças disléxicas. 2017. 22 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11076
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KhasandraDeSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo389.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.