Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11078
metadata.dc.type: Artigo
Title: Estratégias de ensino para alunos com deficiência intelectual na rede pública do DF: uma análise sobre as práticas docentes nos anos iniciais
metadata.dc.creator: Almeida, Laís Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordonez
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais em escola regular do Distrito Federal. Com o objetivo geral de compreender quais são as dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade escolar diante do acolhimento e inclusão efetiva das crianças com DI. Os estudos que nortearam esta análise foram as que amparam as PNEs; a legislação da educação, e pesquisadores na área de EP onde se destacam Kohler (1960); Mantoan (1995-2003); Mendonça, (2013) e Reis; Ross (2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso de um aluno com DI, através da observação do seu dia a dia na escola; e aplicação de um questionário aos que o atendem e entrevista com seus familiares. Constatou-se a partir dessas ferramentas de pesquisa que os professores dos anos iniciais se sentem despreparados para atuar com crianças com deficiência intelectual. A insegurança e a falta de conhecimento sobre a deficiência são fatores que levam os professores a terceirizar suas responsabilidades em sala de aula, neste estudo de caso, a um professor itinerante (intérprete de Libras). Constatou-se, ainda que a falta de compromisso dos serviços de apoio e comunidade escolar quanto a aprendizagem dessas crianças, em que há a total ausência do docente no processo de ensino-aprendizagem da criança.
Keywords: Pedagogia
Deficiência intelectual
Ensino e aprendizagem
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ALMEIDA, Laís Soares de. Estratégias de ensino para alunos com deficiência intelectual na rede pública do DF: uma análise sobre as práticas docentes nos anos iniciais. 2017. 30 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11078
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaisSoaresDeAlmeidaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo475.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.