Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11078
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Estratégias de ensino para alunos com deficiência intelectual na rede pública do DF: uma análise sobre as práticas docentes nos anos iniciais |
metadata.dc.creator: | Almeida, Laís Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carmona, Olimpo Ordonez |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo analisou o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais em escola regular do Distrito Federal. Com o objetivo geral de compreender quais são as dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade escolar diante do acolhimento e inclusão efetiva das crianças com DI. Os estudos que nortearam esta análise foram as que amparam as PNEs; a legislação da educação, e pesquisadores na área de EP onde se destacam Kohler (1960); Mantoan (1995-2003); Mendonça, (2013) e Reis; Ross (2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso de um aluno com DI, através da observação do seu dia a dia na escola; e aplicação de um questionário aos que o atendem e entrevista com seus familiares. Constatou-se a partir dessas ferramentas de pesquisa que os professores dos anos iniciais se sentem despreparados para atuar com crianças com deficiência intelectual. A insegurança e a falta de conhecimento sobre a deficiência são fatores que levam os professores a terceirizar suas responsabilidades em sala de aula, neste estudo de caso, a um professor itinerante (intérprete de Libras). Constatou-se, ainda que a falta de compromisso dos serviços de apoio e comunidade escolar quanto a aprendizagem dessas crianças, em que há a total ausência do docente no processo de ensino-aprendizagem da criança. |
Keywords: | Pedagogia Deficiência intelectual Ensino e aprendizagem Inclusão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ALMEIDA, Laís Soares de. Estratégias de ensino para alunos com deficiência intelectual na rede pública do DF: uma análise sobre as práticas docentes nos anos iniciais. 2017. 30 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11078 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LaisSoaresDeAlmeidaTCCGRADUACAO2017.pdf | Artigo | 475.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.