Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11079
metadata.dc.type: Artigo
Title: Um estudo sobre as estratégias de alfabetização e letramento utilizadas na educação infantil de uma escola particular do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Bernardo, Linda Inês de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: A alfabetização e o letramento na Educação Infantil são de grande relevância ao falarmos em educação de qualidade. O presente trabalho busca compreender quais são as estratégias utilizadas para que a alfabetização e o letramento na Educação Infantil aconteçam de forma natural, respeitando a fase em que a criança se encontra, bem como compreender o seu processo histórico, as concepções sobre alfabetização e letramento na Educação Infantil e, por fim, as estratégias utilizadas. Foi feita uma pesquisa bibliográfica para responder tais questões e uma pesquisa de campo com educadoras que trabalham com Educação Infantil em uma escola particular do Distrito Federal. O estudo revelou que as crianças em sua primeira infância necessitam de uma educação rica e contextualizada, respeitando a fase em que elas se encontram, e que a alfabetização e o letramento são processos fundamentais que tornam o aprendizado mais completo e cheio de sentido.
Keywords: Pedagogia
Alfabetização
Educação infantil
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: BERNARDO, Linda Inês de Oliveira. Um estudo sobre as estratégias de alfabetização e letramento utilizadas na educação infantil de uma escola particular do Distrito Federal. 2017. 30 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11079
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LindaInesDeOliveiraBernardoTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo612.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.