Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11080
metadata.dc.type: Artigo
Title: Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos com dislexia nas classes de alfabetização da rede pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Ferreira, Maria Antonia Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta o tema da dislexia, como um transtorno específico que causa atraso na aquisição da linguagem. A questão é buscar saber como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com dislexia na alfabetização em uma escola da rede pública do DF. A pesquisa é de natureza qualitativa teve como objetivo geral investigar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos disléxicos da rede pública na alfabetização e suas dificuldades. A pesquisa teve como instrumento a entrevista realizada com uma professora da rede pública do Distrito Federal. O estudo tem como fundamentação as principais ideias de Muszkat e Rizzutti (2012), Davis (2004), Soares (2017), Snowling e Stackhouse (2004), Ajuriaguerra (1990). Os resultados da análise da pesquisa apontam todo processo de estratégias pedagógicas que a professora utiliza em sala de aula para desenvolver a aprendizagem do aluno disléxico como mediação para superar as dificuldades. Com os dados analisados na abordagem, o conhecimento da professora do que é a dislexia é evidente, e torna seu trabalho bem mais fácil com o aluno já diagnosticado como disléxico.
Keywords: Pedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Alfabetização
Dislexia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: FERREIRA, Maria Antonia Mendes. Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos com dislexia nas classes de alfabetização da rede pública do Distrito Federal. 2017. 24 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11080
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaAntoniaMendesFerreiraTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo558.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.