Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11083
Type: Artigo
Title: Jogos e brincadeiras no processo de inclusão da criança com necessidades educativas especiais na educação infantil
Author(s): Gomes, Samya Saynny Oliveira
First Advisor: Portella, Tatiana da Silva
Summary: O presente artigo tem como objetivo principal analisar a percepção e a utilização de jogos e brincadeiras no processo de inclusão da criança com necessidades educativas especiais na educação infantil. Também procura discutir o papel do brincar perante o desafio da inclusão, apresentando as contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem, com o foco voltado para as crianças com necessidades educativas especiais no ambiente escolar. Nesta perspectiva, a brincadeira permite novas formas de ensinar e é uma importante ferramenta de apoio que cabe ao professor utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. A pesquisa revelou que os professores são favoráveis para a inclusão escolar, que compreendem o processo de inclusão como algo maior e mais profundo que receber ou acolher o diferente, mas que também observam e vivenciam dificuldades em relação à inclusão escolar. Os resultados mostram ainda a importância dada ao ato de brincar para as crianças com necessidades educativas especiais, na construção de vínculos com os colegas e para a aprendizagem. Por fim, busca-se defender o direito de todas as crianças, incluindo as que apresentam alguma deficiência ou necessidade educativa especial, de ter garantido o acesso e a permanência na escola pública gratuita e de qualidade, possibilitando, assim, uma vida independente e uma postura crítica frente aos fatos que ocorrem no cotidiano.
Keywords: Pedagogia
Jogos e brincadeiras
Necessidades educativas especiais
Educação infantil
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Pedagogia (Graduação)
Citation: GOMES, Samya Saynny Oliveira. Jogos e brincadeiras no processo de inclusão da criança com necessidades educativas especiais na educação infantil. 2017. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11083
Document date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SamyaSaynnyOliveiraGomesTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo576.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.