Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11096
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A atividade lúdica na educação infantil: relação entre desenvolvimento e aprendizagem
metadata.dc.creator: Figueirêdo, Alione Francisca
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Júnior, Juarez Moreira da
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como problema a compreensão das relações existentes entre a prática do lúdico na Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor e cognitivo e a aprendizagem dos escolares. Procura mostrar objetivamente a importância do lúdico nas atividades para a educação infantil contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança pequena, promovendo sua aprendizagem e despertando a sua imaginação e criatividade; conhecer a prática de professores que adotam atividades lúdicas no sentido de promover aprendizagens e despertar a criatividade; identificar a forma como o professor trabalha o lúdico e compreender como a atividade lúdica pode instigar a imaginação e despertar a criatividade da criança. A metodologia da pesquisa se baseou numa investigação bibliográfica e em observações realizadas em turmas de educação infantil. Conclui-se que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões e promovem aprendizagens facilitando o entendimento dos conteúdos trabalhados na escola, os professores agem como mediadores da construção do conhecimento, intervindo e direcionando as atividades. A ludicidade presente nestas atividades levam os pequeninos a soltarem a imaginação e desenvolverem ao máximo sua criatividade, ampliando continuamente seus conhecimentos. Assim sendo, a conclusão que se tira é a de que o lúdico é indispensável para a construção dos saberes, formando cidadãos para a vida.
Abstract: This article has the problem understanding the relationship between the practice of play in Early Childhood Education and psychomotor and cognitive development and learning of school, looking objectively show the importance of recreational activities for early childhood education contributes to the psycho-motor and cognitive young child, promoting their learning and awakening their imaginations and creativity, knowing the practice of teachers who take recreational activities to promote learning and awaken creativity, to identify how the teacher works to understand how to play and can play activity stir the imagination and awaken the creativity of children. The research methodology was based on bibliographic research and on observations made in early childhood education classes. Concluding that the 5 recreational activities contribute to the development of the child in all its dimensions and promote learning by facilitating the understanding of content learned at school. Teachers act as mediators of knowledge construction, operating and directing the activities, the playfulness present in these activities take the little ones to unleash their imaginations and develop their creativity as much as possible, continuously expanding their knowledge. Therefore, the conclusion which we draw is that the play is indispensable for the construction of knowledge, forming citizens for life.
Keywords: Educação infantil
Aprendizagem
Criatividade
Imaginação
Infância
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Educação Infantil
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: FIGUEIRÊDO, Alione Francisca. A atividade lúdica na educação infantil: relação entre desenvolvimento e aprendizagem. 2011. 23 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11096
Issue Date: 21-Jun-2011
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlioneFranciscaFigueirêdoTCCLatoSensu2011.pdfMonografia515.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.