Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11108
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A formação de leitores no contexto da educação infantil |
Author(s): | Rocha, Maria Iracema da |
First Advisor: | Silva, Maria de Lourdes de Almeida |
Summary: | Esse artigo tem como objetivo abordar a percepção dos educadores sobre a importância de estimular a criança desde pequena pelo gosto da leitura, bem como investigar as práticas e estratégias voltadas para a formação de leitores na Educação Infantil e as interfaces com os processos de formação docente. Para esse estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, com subsídios dos dados quantitativos, obtidos por meio da aplicação de questionário semiestruturado. O público investigado envolveu docentes de uma escola privada de Educação Infantil do DF. O estudo revelou que a formação de leitores acontece antes da escolarização. Revelou também a importância do papel do educador nesse processo. Outro aspecto revelado pela pesquisa diz respeito às práticas pedagógicas apontadas como relevantes no cotidiano do fazer docente. Foram apontados desafios e alternativas frente ao processo de formação de leitores. Conclui-se que é necessário que o docente esteja em constante processo de formação e reflexão a respeito da sua prática pedagógica, buscando sempre se qualificar por meio de cursos de formação continuada. |
Abstract: | This article aims to address the perception of educators on the importance of stimulating the child from an early age by reading taste as well as investigate the practices and focused strategies for training readers in kindergarten and interfaces with teacher training processes. For this study, we chose the qualitative approach, with subsidies of the quantitative data obtained through the application of semi-structured questionnaire. Public investigated involved teachers from a private school DF Childhood Education. The study revealed that the formation of readers happens before school. Also revealed the importance of the educator role. Another aspect revealed by the survey concerns the pedagogical practices considered relevant in everyday to teaching. Challenges and alternatives to the readers of the training process were pointed out. It is concluded that it is necessary that the teacher is in constant process of training and reflection on their teaching, always seeking to qualify through continuing education courses. |
Keywords: | Educação infantil Formação docente Leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Educação Infantil |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | ROCHA, Maria Iracema da. A formação de leitores no contexto da educação infantil. 2016. 35 f. Artigo (Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11108 |
Document date: | 2016 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MariaIracemadaRochaTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 366.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.