Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantil
metadata.dc.creator: Teixeira, Lilia de Sá
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o brincar pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia de alunos de 4 a 5 anos de idade, da Educação Infantil, bem como conhecer as estratégias pedagógicas promovidas pelos professores em sala de aula. Para tanto, realizou-se a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma escola privada do Distrito Federal, utilizando, como instrumentos para o levantamento dos dados, a entrevista e a observação. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas na perspectiva da análise de conteúdo. Ressaltamos os principais dados: concepção da professora sobre o conceito de autonomia na Educação Infantil, como o brincar pode contribuir para o alcance da autonomia, as ações realizadas pelos professores para a realização da aprendizagem, e a sua postura diante dos desafios encontrados. Compreende-se que a atuação do professor em conjunto com a escola é indispensável para que a criança encontre referências para obter sucesso e autoconfiança, elementos que integrarão a sua vida, favorecendo, assim, o desenvolvimento da autonomia, tornando-a mais independente, crítica e reflexiva.
Abstract: The present study aims to analyze how playing can contribute to the development of the autonomy of students from 4 to 5 years of age in Early Childhood Education, as well as to know the pedagogical strategies promoted by teachers in the classroom with their students. Therefore, this qualitative field research was carried out in a private school in the Federal District, using as an instrument for data collection the interview and observation. The data analysis and interpretation were performed from a content analysis perspective. We highlight the main data: teacher's conception of the concept of autonomy in Early Childhood Education, how playing can contribute to the achievement of autonomy, the actions carried out by teachers so that learning occurs and their attitude towards the challenges. In this way, it is considered that the performance of the teacher in conjunction with the school is indispensable for the child to find references to achieve success and self-confidence, elements that will integrate his life, thus favoring the development of autonomy, making the child more independent, critical and reflective.
Keywords: Brincar
Autonomia
Educação infantil
Professor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Educação Infantil
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: TEIXEIRA, Lilia de Sá. A contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantil. 2017. 25 f. Artigo (Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110
Issue Date: 8-Mar-2017
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdfArtigo480.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.