Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantil |
Author(s): | Teixeira, Lilia de Sá |
First Advisor: | Lucena, José Ivaldo Araújo de |
Summary: | O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o brincar pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia de alunos de 4 a 5 anos de idade, da Educação Infantil, bem como conhecer as estratégias pedagógicas promovidas pelos professores em sala de aula. Para tanto, realizou-se a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma escola privada do Distrito Federal, utilizando, como instrumentos para o levantamento dos dados, a entrevista e a observação. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas na perspectiva da análise de conteúdo. Ressaltamos os principais dados: concepção da professora sobre o conceito de autonomia na Educação Infantil, como o brincar pode contribuir para o alcance da autonomia, as ações realizadas pelos professores para a realização da aprendizagem, e a sua postura diante dos desafios encontrados. Compreende-se que a atuação do professor em conjunto com a escola é indispensável para que a criança encontre referências para obter sucesso e autoconfiança, elementos que integrarão a sua vida, favorecendo, assim, o desenvolvimento da autonomia, tornando-a mais independente, crítica e reflexiva. |
Abstract: | The present study aims to analyze how playing can contribute to the development of the autonomy of students from 4 to 5 years of age in Early Childhood Education, as well as to know the pedagogical strategies promoted by teachers in the classroom with their students. Therefore, this qualitative field research was carried out in a private school in the Federal District, using as an instrument for data collection the interview and observation. The data analysis and interpretation were performed from a content analysis perspective. We highlight the main data: teacher's conception of the concept of autonomy in Early Childhood Education, how playing can contribute to the achievement of autonomy, the actions carried out by teachers so that learning occurs and their attitude towards the challenges. In this way, it is considered that the performance of the teacher in conjunction with the school is indispensable for the child to find references to achieve success and self-confidence, elements that will integrate his life, thus favoring the development of autonomy, making the child more independent, critical and reflective. |
Keywords: | Brincar Autonomia Educação infantil Professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Educação Infantil |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | TEIXEIRA, Lilia de Sá. A contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantil. 2017. 25 f. Artigo (Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110 |
Document date: | 8-Mar-2017 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdf | Artigo | 480.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.