Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucena, José Ivaldo Araújo de-
dc.creatorTeixeira, Lilia de Sá-
dc.date.accessioned2018-06-29T18:04:04Z-
dc.date.available2018-06-18-
dc.date.available2018-06-29T18:04:04Z-
dc.date.issued2017-03-08-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lilia de Sá. A contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantil. 2017. 25 f. Artigo (Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11110-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how playing can contribute to the development of the autonomy of students from 4 to 5 years of age in Early Childhood Education, as well as to know the pedagogical strategies promoted by teachers in the classroom with their students. Therefore, this qualitative field research was carried out in a private school in the Federal District, using as an instrument for data collection the interview and observation. The data analysis and interpretation were performed from a content analysis perspective. We highlight the main data: teacher's conception of the concept of autonomy in Early Childhood Education, how playing can contribute to the achievement of autonomy, the actions carried out by teachers so that learning occurs and their attitude towards the challenges. In this way, it is considered that the performance of the teacher in conjunction with the school is indispensable for the child to find references to achieve success and self-confidence, elements that will integrate his life, thus favoring the development of autonomy, making the child more independent, critical and reflective.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o brincar pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia de alunos de 4 a 5 anos de idade, da Educação Infantil, bem como conhecer as estratégias pedagógicas promovidas pelos professores em sala de aula. Para tanto, realizou-se a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma escola privada do Distrito Federal, utilizando, como instrumentos para o levantamento dos dados, a entrevista e a observação. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas na perspectiva da análise de conteúdo. Ressaltamos os principais dados: concepção da professora sobre o conceito de autonomia na Educação Infantil, como o brincar pode contribuir para o alcance da autonomia, as ações realizadas pelos professores para a realização da aprendizagem, e a sua postura diante dos desafios encontrados. Compreende-se que a atuação do professor em conjunto com a escola é indispensável para que a criança encontre referências para obter sucesso e autoconfiança, elementos que integrarão a sua vida, favorecendo, assim, o desenvolvimento da autonomia, tornando-a mais independente, crítica e reflexiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-06-18T12:21:41Z No. of bitstreams: 1 LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdf: 492351 bytes, checksum: 49563df8b0e2b4626520bf2b99393b72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-06-29T18:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdf: 492351 bytes, checksum: 49563df8b0e2b4626520bf2b99393b72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-29T18:04:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdf: 492351 bytes, checksum: 49563df8b0e2b4626520bf2b99393b72 (MD5) Previous issue date: 2017-03-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.programPPG - Revistas e Artigos Científicospt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.publisher.initialsEspecialização em Educação Infantilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA contribuição do brincar para o desenvolvimento da autonomia das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)pt_BR
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiliadeSáTeixeiraTCCLatoSensu2017.pdfArtigo480.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.