Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11134
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: O gerenciamento de projetos aplicado à arquitetura e à engenharia visando a ampliação do uso racional da água nas edificações do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Martins, Marcos da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Abe, Maurício
metadata.dc.description.resumo: Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), atualmente, o balanço hídrico do Distrito Federal encontra-se em déficit e aponta para a necessidade de novos mananciais para suprir o aumento da demanda. Entretanto, estudos apontam que resolver o problema a partir da oferta contraria os princípios da sustentabilidade de um recurso natural tão importante. O presente artigo busca conhecer as possibilidades do gerenciamento de projetos aplicado à arquitetura e à engenhariavisando o uso racional da água nas edificações do Distrito Federal,com o intuito de contribuir para os estudos voltados para a sustentabilidade e busca do equilíbrio hídrico da região. Estudos apontam a viabilidadelegal, técnica e econômica para o aproveitamento da água da chuva e o reúso de águas cinzas, porém sua aplicação ainda é incipiente. Assim, torna-se relevante verificar quais recursos poderiam ser utilizados para potencializar o uso racional da água, visando ampliar as alternativas à política atual (insustentável) da gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal.Considerando que os conhecimentos em gerenciamento de projetos podem contribuir para o sucesso de projetos tão diversificados, identificar a convergência dessa área do conhecimento com o tema de sustentabilidade pode ser um caminho para potencializar o uso racional da água nessa região. Quanto à metodologia, optou-se por adotar a pesquisa bibliográfica, utilizando o método de divisão de fases a partir de conteúdos selecionados de publicações de acervo físico e digital de bases acadêmicas reconhecidas, bem como pelo acesso à legislação e normas pertinentes, planos e políticas federais e distritais relativos ao tema.
Keywords: Gestão de projetos
Aproveitamento de águas pluviais
Reúso de águas cinzas
Uso racional da água
Sustentabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Gestão de Projetos
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: MARTINS, Marcos da Silva. O gerenciamento de projetos aplicado à arquitetura e à engenharia visando a ampliação do uso racional da água nas edificações do Distrito Federal. 2016. 26 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11134
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcosDaSilvaMartinsTCCLatoSensu2016.pdfArtigo552.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.