Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
metadata.dc.creator: Lopes, Rodrigo Fernando
metadata.dc.contributor.advisor1: Leão, Paulo Roberto Corrêa
metadata.dc.description.resumo: A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.
Keywords: Gestão de projetos
Gerenciamento das comunicações
PMBOK
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Gestão de Projetos
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdfArtigo2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.