Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11150
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | Dificuldades manifestadas por alunos de 6º ano na resolução de exercícios envolvendo o significado de frações como parte de um todo |
metadata.dc.creator: | Landim, Amaury Barros |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erondina Barbosa da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as dificuldades (obstáculos) que os alunos do 6º de uma instituição de ensino particular do Distrito Federal apresentaram na resolução de dois problemas que envolvem o significado de fração como parte de um todo. Como referencial teórico, utilizou-se as ideias de Bertoni (2009) e Bachelard (1996). Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois problemas no segundo semestre de 2015. Os erros e acertos foram classificados levando em consideração o grau de entendimento do aluno sobre o enunciado da questão e o nível de interferência dos obstáculos epistemológicos, citados por Bachelard. Os resultados mostram 3 níveis de influência desses obstáculos e que durante o processo de ensino-aprendizagem o professor também se encontra cercado de obstáculos didáticos. |
Keywords: | Números racionais Obstáculos epistemológicos Dificuldades de alunos Fração |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB Especialização em Educação Matemática |
metadata.dc.publisher.department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
metadata.dc.publisher.program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | LANDIM, Amaury Barros. Dificuldades manifestadas por alunos de 6º ano na resolução de exercícios envolvendo o significado de frações como parte de um todo. 2016. 14 f. Artigo (Pós Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11150 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AmauryBarrosLandimTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 903.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.