Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11151
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A compreensão da adição e subtração de números racionais na sua forma fracionário a por alunos do 7º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Cardozo, Ana Paula Monteiro de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erondina Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo da adição e subtração, de racionais em sua forma fracionária, por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de análise de resultados em testes, assim como informações fornecidas pelos alunos participantes. O trabalho se fundamenta em pesquisas de Bertoni (2009) que estuda as dificuldades encontradas na compreensão do número fracionário. Aplicou-se um teste com 8 questões envolvendo conhecimentos sobre os Números Racionais na sua forma fracionária para 28 alunos de uma Escola Pública da Regional de Samambaia, localizada no Distrito Federal. Os resultados evidenciaram que a quebra na formação da ideia de números fracionários dificultam a compreensão e fixação sobre como realizar estas operações e o significado do conceito de números fracionários. Sendo fundamental que a abordagem dada ao número racional na sua representação fracionária leve o aluno a compreender que os números fracionários servem para quantificar.
Keywords: Educação matemática
Números racionais
Subtração
Adição
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Educação Matemática
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: CARDOZO, Ana Paula Monteiro de Lima. A compreensão da adição e subtração de números racionais na sua forma fracionária por alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11151
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPaulaMonteirodeLimaCardozoTCCLatoSensu2016.pdfArtigo1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.