Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11151
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A compreensão da adição e subtração de números racionais na sua forma fracionário a por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Cardozo, Ana Paula Monteiro de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erondina Barbosa da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo da adição e subtração, de racionais em sua forma fracionária, por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de análise de resultados em testes, assim como informações fornecidas pelos alunos participantes. O trabalho se fundamenta em pesquisas de Bertoni (2009) que estuda as dificuldades encontradas na compreensão do número fracionário. Aplicou-se um teste com 8 questões envolvendo conhecimentos sobre os Números Racionais na sua forma fracionária para 28 alunos de uma Escola Pública da Regional de Samambaia, localizada no Distrito Federal. Os resultados evidenciaram que a quebra na formação da ideia de números fracionários dificultam a compreensão e fixação sobre como realizar estas operações e o significado do conceito de números fracionários. Sendo fundamental que a abordagem dada ao número racional na sua representação fracionária leve o aluno a compreender que os números fracionários servem para quantificar. |
Keywords: | Educação matemática Números racionais Subtração Adição |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB Especialização em Educação Matemática |
metadata.dc.publisher.department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
metadata.dc.publisher.program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | CARDOZO, Ana Paula Monteiro de Lima. A compreensão da adição e subtração de números racionais na sua forma fracionária por alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11151 |
Issue Date: | 21-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaMonteirodeLimaCardozoTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.