Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11153
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Estratégias e metodologias de professores do 9º ano para o ensino de geometria
Author(s): Souza, Leidian da Silva Moreira de
First Advisor: Batista, Carmyra Oliveira
Summary: Por muitos anos a geometria foi colocada de lado, não sendo trabalhada com a real importância que esta possui. Através da geometria podem ser desenvolvidas inúmeras competências matemáticas, como organizar dados, compreender a concepção de aspectos espaciais, relacionar conhecimentos geométricos a inúmeras outras áreas de conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico-matemático. E com essa falta de atenção com um conhecimento tão importante esta pesquisa tem por objetivo investigar em que momento do ano letivo e quais conteúdos professores do 9º do ensino fundamental de escolas públicas abordam o/no ensino de geometria. Para o alcance deste, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com a aplicação de um questionário para professores de 9º ano de ensino fundamental de uma rede de ensino estadual. O referencial desta pesquisa está relacionado ao abandono da geometria e os motivos que levaram a isso, e a importância da geometria. Os resultados obtidos por esta pesquisa são de grande valia e pôde-se concluir que a maioria dos professores trabalha com conteúdos geométricos a maior parte do ano, utilizando-se de apoio no Currículo Referência do Estado de Goiás e no livro didático Praticando Matemática 9º ano do ensino fundamental, adotado pela escola.
Keywords: Geometria
Currículo escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Especialização em Educação Matemática
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: GUIMARÃES, Giselly Batista Dias. Análise do desempenho de estudantes do 8º ano em um teste para avaliar a habilidade de extrair raiz quadrada. 2016. 21 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11153
Document date: 18-Jun-2016
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeidiandaSilvaMoreiradeSouzaTCCLatoSensu2016.pdfArtigo623.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.