Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11153
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | Estratégias e metodologias de professores do 9º ano para o ensino de geometria |
Author(s): | Souza, Leidian da Silva Moreira de |
First Advisor: | Batista, Carmyra Oliveira |
Summary: | Por muitos anos a geometria foi colocada de lado, não sendo trabalhada com a real importância que esta possui. Através da geometria podem ser desenvolvidas inúmeras competências matemáticas, como organizar dados, compreender a concepção de aspectos espaciais, relacionar conhecimentos geométricos a inúmeras outras áreas de conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico-matemático. E com essa falta de atenção com um conhecimento tão importante esta pesquisa tem por objetivo investigar em que momento do ano letivo e quais conteúdos professores do 9º do ensino fundamental de escolas públicas abordam o/no ensino de geometria. Para o alcance deste, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com a aplicação de um questionário para professores de 9º ano de ensino fundamental de uma rede de ensino estadual. O referencial desta pesquisa está relacionado ao abandono da geometria e os motivos que levaram a isso, e a importância da geometria. Os resultados obtidos por esta pesquisa são de grande valia e pôde-se concluir que a maioria dos professores trabalha com conteúdos geométricos a maior parte do ano, utilizando-se de apoio no Currículo Referência do Estado de Goiás e no livro didático Praticando Matemática 9º ano do ensino fundamental, adotado pela escola. |
Keywords: | Geometria Currículo escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Educação Matemática |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | GUIMARÃES, Giselly Batista Dias. Análise do desempenho de estudantes do 8º ano em um teste para avaliar a habilidade de extrair raiz quadrada. 2016. 21 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11153 |
Document date: | 18-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LeidiandaSilvaMoreiradeSouzaTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 623.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.