Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11154
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A análise de erros na mediação da aprendizagem matemática de estudantes do 1º ano do ensino médio |
metadata.dc.creator: | Matos, Najara Lissandra Firmino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Batista, Carmyra Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo apresenta pesquisa que tem como objetivo analisar de que forma um professor pode utilizar os erros dos estudantes evidenciados em um instrumento de avaliação para auxiliar no processo ensino-aprendizagem do ensino médio. Para isso, apresenta análises da produção escrita de 10 alunos do 1° ano do ensino médio. O processo avaliativo deve cumprir a função de contribuir de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, desde o instante em que uma atividade matemática é proposta até o momento de devolução, as práticas de correção devem considerar e analisar os erros cometidos pelos alunos, pois esses erros esclarecem muito sobre a aprendizagem dos alunos e o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, levando o mesmo a pensar sobre seu projeto pedagógico. Assim este trabalho traz algumas reflexões sobre a importância da análise de erros na produção escrita dos alunos, nas situações de verificação da aprendizagem no cotidiano escolar, como uma estratégia didática. Para o embasamento da pesquisa o referencial teórico-metodológico está separado em dois eixos de análise: 1) Análise do erro na perspectiva da Educação Matemática, onde foram citados os autores: Álvarez Méndez, Borasi, Brousseau, Cury, Hoffman, Klüsener, Pais e Pinto; e 2) Avaliação na função formativa, utilizando como referencial, D’Ambrósio, Gajardo, Haydt, Hoffman, Luckesi, Perrenoud, Pinto, Rezende e Villas Boas. Para discussão e análise de erros escolheu-se uma questão de uma prova bimestral aplicada em uma escola pública do Distrito Federal. Concluiu-se que o erro apresenta-se como um elemento valioso para que o professor acompanhe o desenvolvimento e a aprendizagem escolar do aluno. Assim destaca-se essa pesquisa como um direcionador de encaminhamento metodológico no enfrentamento das dificuldades e uma possível superação de uma incompreensão a respeito de um conteúdo, bem como a função da avaliação, pois os erros auxiliam de forma marcante no ensino da matemática. |
Keywords: | Matemática Ensino-aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB Especialização em Educação Matemática |
metadata.dc.publisher.department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
metadata.dc.publisher.program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | MATOS, Najara Lissandra Firmino. A análise de erros na mediação da aprendizagem matemática de estudantes do 1º ano do ensino médio. 2016. 32 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11154 |
Issue Date: | 18-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NajaraLissandraFirminoMatosTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.