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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A utilização dos registros de representação semiótica na aprendizagem de função afim
metadata.dc.creator: Cardoso, Philipe Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Carmyra Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a mobilização e a coordenação de representações semióticas no processo de ensino e aprendizagem de função afim, compreender o processo cognitivo dos alunos ao desenvolverem as três atividades cognitivas propostas por Duval, pesquisa essa desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede Pública de ensino situada no Setor-O-DF. O referencial teórico apoia-se nos pressupostos teóricos do filósofo e psicólogo francês Raymond Duval (2009, 2011). As análises apresentadas nessa pesquisa mostram os registros dos alunos ao desenvolver as transformações envolvendo os conceitos de função afim em que se buscou compreender o processo cognitivo dos alunos ao desenvolverem tais procedimentos verificando suas habilidades ao mobilizar e coordenar representações matemáticas, a partir do funcionamento representacional que é o próprio do registro no qual são produzidas, pois as transformações de representações em outras transformações semióticas estão presentes em todo processo de ensino e aprendizagem matemática. Concluiu-se que a utilização dos registros de representação semiótica, enquanto instrumento de reflexão e análise, potencializa o ensino e aprendizagem de função bem como de qualquer outro conteúdo matemático.
Keywords: Representação semiótica
Atividades cognitivas
Função
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Educação Matemática
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: CARDOSO, Philipe Rocha. A utilização dos registros de representação semiótica na aprendizagem de função afim. 2016. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11155
Issue Date: 18-Jun-2016
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