Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11190
Type: Artigo
Title: Nível de motivação e satisfação dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas aulas de educação física
Author(s): Lima, André Luiz Ramos Ferreira de
First Advisor: Leite, Claudia Dias
Summary: No presente estudo teve por objetivo verificar o nível de satisfação e motivação dos estudantes do Ensino Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino em Brasília (RA II – Gama). A amostra foi composta por 376 alunos de quatro escolas distintas, sendo duas do Ensino Fundamental II e duas do Ensino Médio. No Ensino Fundamental II foram verificados 220 estudantes e no Ensino Médio 156 estudantes de ambos os sexo, masculino e feminino. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pelo pesquisador composto por 14 perguntas objetivas, sendo duas objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados por meio de análise estatística, programa SPSS 18.0 do Windows. Os resultados demostraram que tanto os estudantes do Ensino Fundamental II como do Ensino Médio se encontram motivados e satisfeitos com as aulas de Educação Física, sendo o Ensino Médio o Ensino com uma maior crescente nos níveis de desmotivação e insatisfação dos estudantes. Resultado esse obtido com base na verificação desde estrutura física e materiais, realização de eventos desportivos e gincanas na escola, direção e professores e atividades desenvolvidas pelos professores durante as aulas. Na conclusão do estudo obtido verificou verificou-se maior satisfação e motivação dos estudantes que no Ensino Fundamental II, já no Ensino Médio a motivação e satisfação se é presente com uma cresceste nos níveis de insatisfação e desmotivação dos estudantes.
Abstract: In the present study aimed to verify the level of satisfaction and motivation of students of Teaching Secondary School and High School in Physical Education classes in public schools in Brasilia (RA II - Range). The sample consisted of 376 students from four different schools, two of the Secondary School and two of high school. In Elementary Education II were checked 220 students and 156 high school students of both genders, male and female. The instrument used was a questionnaire prepared by the researcher consists of 14 objective questions, two objective and subjective. Data were analyzed by statistical analysis software SPSS 18.0 for Windows. Results indicate that both students of Secondary School as high school are motivated and satisfied with the physical education classes, and high school education with the increasing higher levels of dissatisfaction and demotivation of students. This result obtained based on verification from physical structure and materials, sporting events and competitions in school, principals and teachers and activities developed by teachers during lessons. At the conclusion of the study there was obtained revealed higher satisfaction and motivation of students in Secondary School, now in high school motivation and satisfaction if this is with a grown levels of dissatisfaction and demotivation of students.
Keywords: Educação física
Motivação
Satisfação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: LIMA, André Luiz Ramos Ferreira de. Nível de motivação e satisfação dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas aulas de educação física. 2013. 13 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11190
Document date: 2013
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndréLuizRamosFerreiradeLimaTCCGraduacao2018.pdfArtigo570.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.