Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11201
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A comunicação entre o currículo em movimento da SEEDF, o PPP e a matriz curricular do CIL |
Author(s): | Souza, Simone Rodrigues de |
First Advisor: | Aio, Michelle de Abreu |
Summary: | Este trabalho tem por finalidade analisar a coerência entre os documentos que regulamentam e baseiam o ensino de língua estrangeira no Brasil e os documentos que amparam as práticas de ensino dos Centros Interescolares de Línguas no Distrito Federal, a fim de verificar se conceitos como abordagem de ensino e currículo de ensino de línguas suprem as demandas do ensino atual. Para tanto, faz-se necessária a explanação do conteúdo dos documentos, regimentos, legislações, projeto político pedagógico, matriz curricular que norteiam a prática pedagógica em âmbito nacional e também no âmbito específico do DF. Mediante a análise, foi possível perceber que os aspectos mais específicos do ensino de línguas com ênfase na formação do aluno como cidadão no mundo são contemplados no Projeto Político Pedagógico do CIL e na Matriz Curricular, mérito da comunidade escolar que se empenha para realizar um trabalho satisfatório. |
Abstract: | This study aims to analyze the consistency between the documents that regulate and based foreign language education in Brazil and the documents that support the teaching practices of Centros Interescolares de Línguas in the Distrito Federal, in order to verify that such concepts as teaching approach and language teaching curriculum supply the demands of today's education. Therefore, it is necessary explanation of the contents of the documents, regulations, laws, political pedagogical project, curriculum guiding pedagogical practice at the national and also in the specific context of the DF. Upon analysis, it was observed that the more specific aspects of language emphasizing education in training the student as a citizen in the world are included in the Pedagogical Political Project CIL and Curriculum Matrix, the school community merit that strives to do a job satisfactory. |
Keywords: | Língua inglesa Projeto Político Pedagógico - PPC Língua estrangeira moderna Matriz curricular Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Língua Inglesa UCB Especialização em Língua Inglesa |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Citation: | SOUZA, Simone Rodrigues de. A comunicação entre o currículo em movimento da SEEDF, o PPP e a matriz curricular do CIL. 2016. 57 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Inglesa) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11201 |
Document date: | 2016 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SimoneRodriguesDeSouzaTCCLatoSensu2016.pdf | Monografia(Graduação) | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.