Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11324
Tipo: Artigo
Título: Análise do efeito da idade relativa sobre valências físicas em atletas de futebol SUB 13
Autor(es): Gonçalves Júnior, Amauri de Sousa
Melo, Darlan Gomes de
Santos, Wenderson Pereira dos
Primeiro Orientador: Melo, Fábio A. Tenório de
Resumo: O Efeito da Idade Relativa constitui em uma possível vantagem dos atletas nascidos nos primeiros meses do ano sobre os nascidos nos últimos meses, evidenciando a maturação cronológica, essa pequena diferença de meses entre eles sendo evidenciado uma vantagem mostra-se como uma variável significativa para a seleção, identificação e desenvolvimento de talentos em diversas modalidades. A compreensão através do acompanhamento dos componentes morfológicos e fisiológicos dos atletas faz-se necessário, principalmente quando se trata da preparação das categorias de base. O presente estudo objetivou avaliar se há diferenças nas valências físicas em atletas de futebol sub 13 comparando o efeito da idade relativa em atletas nascidos no primeiro semestre do ano de 2005 em relação aos nascidos no último semestre do mesmo ano. Para tanto, a metodologia usada foi a aplicação dos testes relacionados a saúde e ao desempenho físico, baseados no protocolo do PROESP-BR (2016) que é um observatório permanente dos indicadores de crescimento e desenvolvimento somatomotor e estatuto nutricional de crianças e jovens brasileiros entre 7 e 17 anos. Através dos dados obtidos, comparamos a média, desvio padrão e teste T de student, p<0,05. Apesar serem atletas de futebol, mesmo que amador, os resultados deram abaixo da média, pelo fato de não terem atingindo o pico de crescimento e a pouca carga de treino semanal. Conclui-se que não houve diferença significativa relacionada as valências físicas dos atletas nascidos no primeiro semestre em relação aos que nasceram no segundo semestre.
Palavras-chave: Idade relativa
Valências físicas
Grupos etários
Futebol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Educação Física (Graduação)
Citação: GONÇALVES JÚNIOR, Amauri de Sousa; MELO, Darlan Gomes de; SANTOS, Wenderson Pereira dos. Análise do efeito da idade relativa sobre valências físicas em atletas de futebol SUB 13. 2018. 24 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11324
Data do documento: 21-Jun-2018
Aparece nas coleções:Educação Física (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmaurideSouzaGonçalvesJúniorTCCGraduacao2018.pdfArtigo829.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.