Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11336
Tipo: Artigo
Título: Efeitos do treinamento de força em sobreviventes ao câncer de pulmão: uma revisão sistemática
Autor(es): Vargas, Breno
Primeiro Orientador: Melo, Fábio Antônio Tenório de
Resumo: Introdução: Evidências apontam que a atividade física e o exercício físico apresentam associação protetora sobre o risco de se desenvolver o câncer de pulmão (CP), assim como menor risco de mortalidade por câncer. Porém pouco se sabe sobre a associação treinamento de força (TF) e (CP). Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi investigar os efeitos do (TF) em sobreviventes ao (CP), e como suas variáveis de treinamento (carga, série, repetições, intervalo, frequência, escolha e ordem dos exercícios e cadencia (velocidade de contração) são empregadas. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando com base de dados: Pubmed em junção com os descritores Treinamento de Força, Treinamento Resistido, Exercicio Resistido, Câncer de Pulmão e os operadores boleanos and e or. Resultados: Foram incluídos 13 estudos onde apresentaram em sua totalidade a adição de outras intervenções associado ao (TF), como exercício aeróbio, respiratório ou alongamento em seu programa de treinamento. As característica amostrais dos estudos foram formados por homens e mulheres, ± 60 anos, diferentes estágios e tratamento da doença, início de intervenção distintas (pré, durante e pós tratamento). Todos os estudos apresentaram protocolos do (TF) similares das recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM) para sobreviventes ao câncer. Conclusão: Não foi encontrado nenhum estudo que envolvesse apenas a aplicação do (TF) como intervenção em sobreviventes ao (CP), contudo, o (TF) associado a outro exercício, como: aeróbio, respiratório ou alongamento respiratório foi visto como uma intervenção viável e segura, podendo apresentar benefícios funcionais, emocionais e fisiológicos.
Palavras-chave: Treinamento de força
Treinamento resistido
Exercício resistido
Câncer de pulmão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Educação Física (Graduação)
Citação: VARGAS, Breno. Efeitos do treinamento de força em sobreviventes ao câncer de pulmão: uma revisão sistemática. 2018. 47 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11336
Data do documento: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:Educação Física (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrenoVargasTCCGraduacao2018.pdfArtigo622.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.