Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11360
metadata.dc.type: Artigo
Title: A escola enquanto espaço de debate de gênero com objetivo de mudança cultural a médio e a longo prazo no Brasil
metadata.dc.creator: Moraes, Jacqueline Kelly
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Juliana Ferreira da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar a questão da violência doméstica contra a mulher, dentro da educação e como este tema pode ser trabalhado nas escola. O Brasil de acordo com a última pesquisa realizada pela ONU ocupa o 5º lugar entre os países que mais possuem mulheres vítimas de violência. Em outra pesquisas realizadas no país 40% dos crimes de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa, e quem comete o crime é o marido, o pai, tio ou algum amigo próximo a família. Por conta desses casos é necessário trabalhar o pensamento crítico do jovem que é o futuro da nação. O trabalho encontra-se dividido em três partes. A primeira é composta por um referencial teórico que tem como tema, a violência doméstica contra a mulher e o papel social e crítico da escola, a segunda parte é sobre a metodologia utilizada no trabalho e a terceira parte é composta pela análise de 10 projetos de lei da Câmara dos Deputados que se encontram-se indexados dentro do site com os seguintes termos: violência, mulher e educação.
Abstract: This article aims to address the issue of domestic violence against women, within education and how this issue can be worked out in school. Brazil, according to the latest UN survey, ranks 5th among the countries with the highest number of women victims of violence. In other surveys conducted in the country, 40% of crimes against violence against women occur in the home, and the perpetrator is the husband, the father, the uncle or a friend close to the family. Because of these cases it is necessary to work on the critical thinking of the young man who is the future of the nation. The work is divided into three parts. The first one is composed of a theoretical reference that has as its theme, domestic violence against women and the social and critical role of the school, the second part is about the methodology used in the work and the third part is composed by the analysis of 10 projects of law of the Chamber of Deputies are indexed within the site with the following terms: violence, women and education.
Keywords: Violência doméstica
Assistente social
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
metadata.dc.publisher.program: Serviço Social (Graduação)
Citation: MORAES, Jacqueline Kelly. A escola enquanto espaço de debate de gênero com objetivo de mudança cultural a médio e a longo prazo no Brasil. 2017. 23 f. Artigo (Graduação em Serviço Social) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11360
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Serviço Social (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JacquelineKellyMoraesTCCGraduação2017.pdfArtigo985.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.