Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11477
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Cooperação Sul-Sul Trilateral: uma análise do Projeto Brasil-África (2015-2017), para a promoção dos direitos das mulheres em Moçambique
metadata.dc.creator: Santos, Vivianny Pereira Passos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Tomazini, Rosana Corrêa
metadata.dc.description.resumo: A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento surgiu em um âmbito de muitas incertezas políticas e sociais. Desde sua concepção após a criação da Organização das Nações Unidas, ela vem se desdobrando em vários formatos diferentes do que são considerados tradicionais (Norte-Sul), e para o presente trabalho serão usadas as contribuições intelectuais de autores como Keohane e Bruno Ayllón, para analisar os desdobramentos e resultados advindos de tal evolução. A Cooperação Sul-Sul Trilateral será foco deste trabalho. Sendo assim, esta monografia irá apresentar em seus 3 capítulos, partindo de uma abordagem descritiva, elementos relacionados à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, em que países tidos como tradicionais recebedores de cooperação internacional hoje são também doadores de expertise em arranjos mais complexos. Também será abordado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento do Milênio como temas de aderência e busca de realização por parte dos Estados. Sendo assim, finalizar-se-à abordando a Cooperação Sul-Sul trilateral e à busca conjunta pelo desenvolvimento através da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, e como se deu o âmbito do projeto Brasil-África no último biênio (2015-2017), firmados entre a as agências das Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento e os governos de Brasil e Moçambique.
Keywords: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Cooperação Sul-Sul Trilateral
Direitos humanos
Moçambique
Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
metadata.dc.publisher.program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: SANTOS, Vivianny Pereira Passos dos. Cooperação Sul-Sul Trilateral: uma análise do Projeto Brasil-África (2015-2017), para a promoção dos direitos das mulheres em Moçambique. 2018. 80 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11477
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ViviannyPereiraPassosdosSantosTCCGraduação2018.pdfMonografia1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.