Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11486
Type: Artigo
Title: O Facebook no processo de aprendizagem: como os adolescentes encaram essa rede social digital?
Author(s): Marques, Thales de Morais
First Advisor: Oliveira, Leandro de Bessa
Summary: O presente artigo propõe debater o impacto das redes sociais digitais em processos de ensino e aprendizagem por meio da seguinte problematização: como os adolescentes, entre 14 e 18 anos, percebem o impacto do Facebook no ato de aprender? Levamos em consideração obras e pesquisas que abordam a temática das mídias sociais digitais e os adolescentes, como a autora Cristina Ponte (2017), Raquel Recuero (2011), Byung-Chul (2015), entre outros. Assim, em uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas realizadas com adolescentes e profissionais da área da educação pudemos nos aproximar das percepções dos adolescentes a respeito dos malefícios e benefícios que se tem em utilizar o Facebook, e o quanto a plataforma online pode interferir no processo de aprendizagem.
Abstract: This article proposes to discuss the impact of digital social networks in teaching and learning processes by means of the following problematization: how do adolescents between the ages of 14 and 18 perceive the impact of Facebook in the act of learning? We take into account works and research that address the issue of digital social media and adolescents, such as the author Cristina Ponte (2017), Raquel Recuero (2011), Byung-Chul (2015), among others. Thus, in a qualitative research, with data collected through interviews with adolescents and professionals in the area of education, we were able to get closer to adolescents' perceptions about the harms and benefits of using Facebook, and how the online platform can interfere with the learning process.
Keywords: Facebook
Mídias sociais
Adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: MARQUES, Thales de Morais. O Facebook no processo de aprendizagem: como os adolescentes encaram essa rede social digital?. 2018. 28 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11486
Document date: 2018
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThalesdeMoraisMarquesTCCGraduacao2018.pdfArtigo713.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.