Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade
Autor(es): Cariolano, Thaylanne Borges
Primeiro Orientador: Acosta, Fernando Esteban Reynoso
Resumo: Um dos desafios na vida social da comunidade é cuidar do diferente em caráter so-lidário, trata-se da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da Publicidade e Propaganda na construção do prota-gonismo e a história de superação de pessoas com deficiência presentes em anúncios publici-tários. Este estudo fundamentou-se em pesquisas bibliográficas. Durante o processo de cons-trução deste trabalho foi realizada uma audiodescrição de uma campanha publicitária, criou-se um questionário dirigido avaliativo sobre cenas de um anuncio, dando, outro olhar ao traba-lho, chegando às considerações finais da visibilidade de pessoas com deficiência na publici-dade, anunciando produtos fora do convencional.
Abstract: One of the challenges in the social life of the community is to take care of the dif-ferent in solidarity, it is the accessibility and inclusion of people with disabilities. The present study aims to understand the role of Advertising and Propaganda in the construction of pro-gonismo and the history of overcoming people with disabilities present in advertisements. This study was based on bibliographical research. During the process of construction of this work, an audiodescription of an advertising campaign was carried out, a questionnaire di-rected to evaluation of scenes of an advertisement was created, giving another look at the work, reaching the final considerations of the visibility of people with disabilities in advertis-ing, announcing off-the-shelf products.
Palavras-chave: Acessibilidade
Publicidade e Propaganda
Pessoas com deficiência
Audiodescrição
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: CARIOLANO, Thaylanne Borges. A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdfMonografia(Graduação)1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.