Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11500
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Estratégias de ensino de biologia para estudantes surdos do ensino médio
metadata.dc.creator: Costa, Mélodi Maciel da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Valícia Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O trabalho descreve de forma geral o funcionamento da Escola Bilíngue do Distrito Federal, suas práticas, sua organização e as estratégias utilizadas no ensino para surdos do ensino médio,que foi o objetivo do presente trabalho. Uma turma de cada ano do ensino médio foi selecionada para a observação dos métodos de ensino aplicados pelo professor em sala de aula. Realizou-se uma entrevista com a professora titular e questionários foram aplicados para os alunos para avaliá-los em relação aos conceitos básicos de biologia, objetivando também saber qual a dificuldade enfrentada por eles na resolução das perguntas. Como resultado, confirmamos o que muitos autores já haviam revelado em relação às práticas em biologia para surdos: A Libras é a chave para melhorar a educação dos surdos. Eles também entendem o mundo visualmente e aulas com imagens melhoram sobremaneira seu entendimento. Além disso, as práticas e a forma de ensinar não são tão diferentes das aplicadas para ouvintes, mostrando que não são necessárias adaptações tão extensas no ensino dos surdos e que a Libras é o fator de maior importância no ensino-aprendizagem desses alunos.
Abstract: The study was conducted in a bilingual school in the District Federal with the aim of analyzing teaching strategies for the deaf in high school. The research describes the bilingual school in general, their practices and organization. A class of each secondary school was selected for the observation of teaching methods used by the teacher in the classroom. We conducted an interview with the titular professor, and questionnaires were given to the students to evaluate them in relation to the basic concepts of biology, aiming also know the difficulties faced by them in the resolution of questions. The survey showed that many authors had already revealed in relation to biology in practice for the deaf: The Pound is the key to improving the education of the deaf, they also understand the world visually and classes with figures greatly improve your understanding. Moreover, the practices and how to teach are not so different from those applied to listeners, showing that it is not necessary adaptations so extensive in education of the deaf and that Libras is the most important factor in the teaching and learning of these students.
Keywords: Libras
Biologia
Metodologia estratégias
Surdos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Libras
UCB
Especialização em Libras
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: COSTA, Mélodi Maciel da. Estratégias de ensino de biologia para estudantes surdos do ensino médio. 2016. 47 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11500
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MelodiMacielDaCostaTCCLatoSensu2016.pdfMonografia939.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.