Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11502
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Processo de letramento na educação de estudantes surdos do Distrito Federal: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Azevedo, Talita Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Valícia Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Diante das dificuldades dos surdos em relação ao letramento, este estudo teve como objetivo relatar sobre as dificuldades que o aluno surdo apresenta no decorrer do processo de letramento e como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que, é a primeira língua natural dos surdos, é de suma importância para o processo de aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa, essa língua que permite ao surdo ter contato com o meio social. Foi abordada uma pesquisa qualitativa, contou- se com a participação de três professoras que atuam na área da escrita da língua portuguesa para coleta de dados. A participação do professor é de extrema importância no ensino do aluno surdo, pois o mesmo auxilia, orienta e alfabetiza este aluno que está nesse processo de aquisição da escrita da língua portuguesa, visto que, muitas escolas encontram dificuldades em como ensinar um aluno que estar na fase de letramento e quais os procedimentos utilizados para sanar as dúvidas e dificuldades do aluno surdo.
Abstract: Given the difficulties of the deaf in relation to literacy, this study aimed to report on the difficulties that the deaf student presents during the literacy process and how the Brazilian sing language of deaf people is of paramount importance to the writing process of learning the Portuguese language, this allowing the deaf to have contact with the social environment. A qualitative research was counted with the participation of three teachers who work in the writing area of the Portuguese language for data collection. The participation of the teacher is a very important in the deaf student teaching, because it helps, guides and teachers literacy this student is that the acquisition of the Portuguese language writing process, because many schools have difficulties in how to teach a student to be in phase literacy and what procedures used to deal with the doubts and difficulties of deaf students.
Keywords: Libras
Letramento
Educação
Surdos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Libras
UCB
Especialização em Libras
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: AZEVEDO, Talita Soares de. Processo de letramento na educação de estudantes surdos do Distrito Federal: um estudo de caso. 2016. 38 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11502
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdfMonografia886.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.