Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, Valícia Ferreira-
dc.creatorAzevedo, Talita Soares de-
dc.date.accessioned2018-09-24T19:01:40Z-
dc.date.available2018-09-20-
dc.date.available2018-09-24T19:01:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Talita Soares de. Processo de letramento na educação de estudantes surdos do Distrito Federal: um estudo de caso. 2016. 38 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11502-
dc.description.abstractGiven the difficulties of the deaf in relation to literacy, this study aimed to report on the difficulties that the deaf student presents during the literacy process and how the Brazilian sing language of deaf people is of paramount importance to the writing process of learning the Portuguese language, this allowing the deaf to have contact with the social environment. A qualitative research was counted with the participation of three teachers who work in the writing area of the Portuguese language for data collection. The participation of the teacher is a very important in the deaf student teaching, because it helps, guides and teachers literacy this student is that the acquisition of the Portuguese language writing process, because many schools have difficulties in how to teach a student to be in phase literacy and what procedures used to deal with the doubts and difficulties of deaf students.pt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades dos surdos em relação ao letramento, este estudo teve como objetivo relatar sobre as dificuldades que o aluno surdo apresenta no decorrer do processo de letramento e como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que, é a primeira língua natural dos surdos, é de suma importância para o processo de aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa, essa língua que permite ao surdo ter contato com o meio social. Foi abordada uma pesquisa qualitativa, contou- se com a participação de três professoras que atuam na área da escrita da língua portuguesa para coleta de dados. A participação do professor é de extrema importância no ensino do aluno surdo, pois o mesmo auxilia, orienta e alfabetiza este aluno que está nesse processo de aquisição da escrita da língua portuguesa, visto que, muitas escolas encontram dificuldades em como ensinar um aluno que estar na fase de letramento e quais os procedimentos utilizados para sanar as dúvidas e dificuldades do aluno surdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-09-20T20:57:01Z No. of bitstreams: 1 TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdf: 907277 bytes, checksum: f28ebed0044721fa226b7bcb6f584c2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-24T19:01:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdf: 907277 bytes, checksum: f28ebed0044721fa226b7bcb6f584c2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-24T19:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdf: 907277 bytes, checksum: f28ebed0044721fa226b7bcb6f584c2a (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.programPPG - Trabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.publisher.initialsEspecialização em Libraspt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.publisher.initialsEspecialização em Libraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleProcesso de letramento na educação de estudantes surdos do Distrito Federal: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)pt_BR
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdfMonografia886.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.