Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11514
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Impacto das lições aprendidas em projetos de comunicação e tecnologia com gerenciamento ágil (SCRUM) e tradicional (PMBOK)
Author(s): Rocha, Matheus Frederico Rosa
First Advisor: Leão, Paulo Roberto Corrêa
Summary: O artigo referiu-se à utilização das Lições Aprendidas, como ativo organizacional, no gerenciamento de projetos de comunicação e tecnologia, nas empresas Agência Isobar, Cast Informática, Lanlink e Instituto de Gerenciamento de Projetos – Capítulo Distrito Federal, utilizando a metodologia ágil (Scrum) e tradicional1. As Lições Aprendidas, quando documentadas, dão origem às bases de conhecimentos que ficam à disposição dos colaboradores, isto é, aprendizado que podem impactar positivamente na gestão de projetos. Visou-se, com as Lições Aprendidas, o alcance de melhores resultados baseados em experiências documentadas, almejando a análise, por meio de estudos e pesquisas, dos impactos das Lições Aprendidas no gerenciamento de projetos. Devido à experiência adquirida, as equipes de trabalho podem alcançar melhores índices de desempenho em projetos. As metodologias de pesquisas adotadas para esta investigação foram exploratórias e expost-facto e de campo; e os procedimentos de pesquisa se deram via formulário e referencial teórico. Assim, demonstrou-se o(s) motivo(s) da não utilização das Lições Aprendidas e a consequência de se analisar o(s) impacto(s) dela(s) no gerenciamento de projetos ágil ou tradicional. O questionário aplicado revelou que os profissionais reconhecem a importância das Lições Aprendidas no gerenciamento de projetos, mas não as utilizam de modo eficaz e eficiente por falta de incentivo. Concluiu-se com este artigo que, as Lições Aprendidas são valorosas ao gerenciamento de projetos, mas as mesmas não funcionam nas instituições se não houver incentivo organizacional, por parte dos gestores, e bom uso pelos colaboradores.
Abstract: The article refers to use the Lessons Learned, such as Organizational, Project Management Communication and Technology, in the companies Isobar Agency, Information Technology, Lanlink and Institute of Project Management - Federal District Chapter, using the methodology (Scrum) and traditional of Good Management Practices). As Lessons Learned, when documented, the main forms of knowledge available to employees are apprentices who can positively impact project management. Aimed as "Lessons Learned", the scope of the results set in documented experiences, with an analysis, through studies and researches, on the impact of "Lessons Learned" on project management. Due to the experience gained, how the forms of work have turned to the best indices of performance in projects. The research methodologies adopted for the research were exploratory and exposed-de facto and field; and the research procedures were given via form and theoretical reference. Thus, demonstrate the reason (s) of the influence (s) of the strategy (s) without effect of any initiative (Scrum) or traditional (Guide) of good practices in project management). It should be included in the management of the Lessons Learned in project management, but do not use effectively and efficiently for lack of incentive. We conclude with this article, as Lessons Learned are valuable to project management, but as "do not work in institutions there are no organizational incentives, by managers, and good use by employees.
Keywords: Projetos
Organizações
PMBOK
SCRUM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Especialização em Gestão de Projetos
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: ROCHA, Matheus Frederico Rosa. Impacto das lições aprendidas em projetos de comunicação e tecnologia com gerenciamento ágil (SCRUM) e tradicional (PMBOK). 2018. 21 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Gestão de Projetos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11514
Document date: 6-Jul-2018
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatheusFredericoRosaRochaTCCLatoSensu2018.pdfArtigo481.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.