Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11536
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A gestão educacional e a mediação de conflitos: limites e possibilidades de promoção de uma cultura de paz nas escolas
Author(s): Romeiro, Carlos Macedo
First Advisor: Lucena, José Ivaldo Araújo de
Summary: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades da gestão educacional e da mediação de conflitos para a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Para tanto, é importante compreender que o papel do gestor educacional é fundamental para articular os demais atores que compõem o ambiente escolar em uma perspectiva de comunicação que favoreça a convivência harmoniosa entre toda a comunidade educativa. Nesse sentido, este estudo busca entender como a mediação de conflitos pode contribuir como ferramenta importante para a atuação do gestor e de todas as pessoas envolvidas nos processos educacionais. Por isso, as técnicas da mediação precisam ser apropriadas por todos, uma vez que conflitos existem e precisam ser mediados de forma adequada para que não se tornem atos de violência em ambiente escolar. A cultura de paz não significa a ausência dos conflitos, mas uma ressignificação das formas de atuar diante dos problemas por meio do diálogo e da escuta atenta. A pesquisa revela que o gestor precisa ter capacidade para dialogar e mediar os diversos processos administrativos, pedagógicos e financeiros; intervir de forma significativa nos conflitos que surgem no cotidiano escolar; e possibilitar o desenvolvimento de relações de empatia, acolhida e respeito entre gestor, professores, estudantes e comunidade educativa em geral.
Abstract: This article aims to reflect on the limits and possibilities of educational management and conflict mediation for building a culture of peace in the school environment. Therefore it is important to understand that the role of the educational manager is fundamental to articulate the other actors within the school environment in a perspective of communication that encourages the harmonious coexistence among the whole educational community. So this study seeks to understand how the mediation of conflicts can be an important tool to contribute for the manager’s and all the people involved in the educational processes’ acting. Therefore techniques of mediation must be appropriated by everybody, since conflicts exist and must be properly mediated in order to not become acts of violence in the school environment. Culture of peace does not mean absence of conflicts but, a redefinition of the ways of acting over the problems by dialogue and attentive listening. The research reveals that the manager must be able to dialogue about and to mediate the various administrative, pedagogical, and financial processes; to intervene significantly in the conflicts that arise in school everyday life; and, to enable the development of relationships of empathy, acceptance and respect among manager, teachers, students and the whole educational community.
Keywords: Gestão educacional
Mediação de conflitos
Violência escolar
Cultura de paz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Especialização em Gestão Educacional
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: ROMEIRO, Carlos Macedo. A gestão educacional e a mediação de conflitos: limites e possibilidades de promoção de uma cultura de paz nas escolas. 2016. 25 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11536
Document date: 28-Jul-2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarlosMacedoRomeroTCCLatoSensu2016.pdfArtigo443.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.