Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11537
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: O papel do gestor escolar na alfabetização de crianças em escolas públicas: um estudo de caso
Author(s): Soares, Suzanne de Souza
First Advisor: Silva Júnior, Juarez Moreira da
Summary: Em uma sociedade grafocêntrica, ser alfabetizado é essencial para a vida das pessoas. A Declaração Mundial de Educação para Todos, inclusive, tem como objetivo alfabetizar todos com excelência. À fim de contribuir com essa meta mundial, este artigo objetiva compreender quais são as estratégias da Gestão Escolar que favorecem a alfabetização de crianças em escolas públicas. Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa, e o tipo de pesquisa é bibliográfico e documental. O corpus da análise corresponde ao caderno de Gestão Escolar no Ciclo da Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Programa lançado pelo Governo em 2012, e ao estudo de caso realizado por Silva (2010) na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, em Parnamirim – Rio Grande do Norte. Os resultados, baseados no ideal de Gestão Democrática, indicam semelhanças entre esses dois documentos, e apontam que a Gestão Escolar deve considerar algumas estratégias para que a alfabetização das crianças tenha sucesso. Essas ações são: (a) Avaliação Diagnóstica das crianças; (b) Formação continuada dos alfabetizadores; (c) Implantação de projetos de leitura na escola; (d) Realização de reuniões com os pais e responsáveis para apontar os objetivos da instituição e conscientizá-los sobre a sua participação na alfabetização e rendimento escolar de seus filhos; (e) Disponibilização de tempo e espaço para o estudo e o planejamento dos professores-alfabetizadores.
Keywords: Gestão
Alfabetização
Democracia
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Especialização em Gestão Educacional
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: SOARES, Suzanne de Souza. O papel do gestor escolar na alfabetização de crianças em escolas públicas: um estudo de caso. 2016. 30 f. Artigo ((Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11537
Document date: 27-Jun-2016
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SuzannedeSouzaSoaresTCCLatoSensu2016.pdfArtigo471.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.