Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11537
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | O papel do gestor escolar na alfabetização de crianças em escolas públicas: um estudo de caso |
Author(s): | Soares, Suzanne de Souza |
First Advisor: | Silva Júnior, Juarez Moreira da |
Summary: | Em uma sociedade grafocêntrica, ser alfabetizado é essencial para a vida das pessoas. A Declaração Mundial de Educação para Todos, inclusive, tem como objetivo alfabetizar todos com excelência. À fim de contribuir com essa meta mundial, este artigo objetiva compreender quais são as estratégias da Gestão Escolar que favorecem a alfabetização de crianças em escolas públicas. Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa, e o tipo de pesquisa é bibliográfico e documental. O corpus da análise corresponde ao caderno de Gestão Escolar no Ciclo da Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Programa lançado pelo Governo em 2012, e ao estudo de caso realizado por Silva (2010) na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, em Parnamirim – Rio Grande do Norte. Os resultados, baseados no ideal de Gestão Democrática, indicam semelhanças entre esses dois documentos, e apontam que a Gestão Escolar deve considerar algumas estratégias para que a alfabetização das crianças tenha sucesso. Essas ações são: (a) Avaliação Diagnóstica das crianças; (b) Formação continuada dos alfabetizadores; (c) Implantação de projetos de leitura na escola; (d) Realização de reuniões com os pais e responsáveis para apontar os objetivos da instituição e conscientizá-los sobre a sua participação na alfabetização e rendimento escolar de seus filhos; (e) Disponibilização de tempo e espaço para o estudo e o planejamento dos professores-alfabetizadores. |
Keywords: | Gestão Alfabetização Democracia Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Gestão Educacional |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | SOARES, Suzanne de Souza. O papel do gestor escolar na alfabetização de crianças em escolas públicas: um estudo de caso. 2016. 30 f. Artigo ((Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11537 |
Document date: | 27-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SuzannedeSouzaSoaresTCCLatoSensu2016.pdf | Artigo | 471.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.