Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11638
Type: Artigo
Title: Estudo prático comparativo no dimensionamento de blocos de fundação pelo método de escoras e tirantes, elaborado por Blévot, Santos e a norma NBR 6118:2014
Author(s): Vasconcelos, Arthur Rank de
First Advisor: Cunha, Carlos Henrique de Moura
Summary: O estudo de escoras e tirante têm se mostrado essencial para o dimensionamento de blocos de coroamento. Com base neste teorema, é possível compreender as diversas reações internas do elemento que possibilita projetar, de forma segura, uma estrutura de fundação forte o suficiente para suportara a estrutura acima da mesma. Ao longo dos anos, muitos estudos surgiram a respeito do teorema de escoras e tirantes, com o intuito de definir os melhores parâmetros de segurança a seriam seguidos no roteiro de cálculo. A norma brasileira regulamentadora NBR 6118:2014, também acompanhou a evolução e atualização dos parâmetros de segurança criados, e propôs seus próprios padrões a serem respeitados. Em sua atualização de 2014, os critérios propostos foram considerados, por muitos profissionais da área de dimensionamento de estruturas, rígidos e conservadores. Ao ponto de classificar estruturas já executadas, consideradas seguras, irregulares. Com o objetivo de levantar as principais diferencias entre os métodos de dimensionamento comumente usados, exemplo de Blévot e Santos, com os novos parâmetros de segurança levantados pela norma, este estudo apresenta resultados satisfatórios sobre esta comparação. Os pontos avaliados foram valores de dimensões do bloco, angulação de escoras e dimensão de tensões nas áreas nodais do bloco de coroamento. Os resultados provaram ser muito relevantes, pois concluiu-se que o dimensionamento de blocos pelos novos critérios sugeridos pela norma, apresentaram uma grande diferença sobre os outros métodos usualmente utilizados. Esta diferença se mostra nas dimensões maiores do bloco, e a necessidade do uso de um fck mais resistente. O que prova o apontamento dos profissionais da área.
Keywords: Escoras
Tirantes
Concreto
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Engenharia Civil (Graduação)
Citation: VASCONCELOS, Arthur Rank de. Estudo prático comparativo no dimensionamento de blocos de fundação pelo método de escoras e tirantes, elaborado por Blévot, Santos e a norma NBR 6118:2014. 2018. 38 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11638
Document date: 28-Jun-2018
Appears in Collections:Engenharia Civil (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArthurRankdeVasconcelosTCCGraduação2018.pdfArtigo1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.