Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11664
Type: Artigo
Título : Convivência escolar e qualidade de vida dos professores de ensino médio das escolas públicas de Taguatinga - Distrito Federal
Author(s): Dias, Christianne Garcia de Castro
Marques, Marilia Sales
First Advisor: Santana, Levy Aniceto
Summary: O objetivo desse estudo foi avaliar a convivência escolar e a qualidade de vida de professores do ensino médio das escolas públicas de Taguatinga – Distrito Federal. Trata-se de um estudo transversal envolvendo 31 professores das escolas que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão, que cumpriam uma carga horária entre 20 e 60 horas semanais. A coleta de dados foi realizada através da aplicação do questionário da qualidade de vida WHOQOL-bref. Para a analise estatística da qualidade de vida, foi usado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0 para windows que também foi utilizado para realizar a estatística descritiva e a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%, para avaliar a correlação entre a qualidade de vida e a convivência escolar. Verificou-se que a os domínios analisados mostraram significância fraca com relação à qualidade de vida e violência. Mesmo com os resultados observados sugere-se uma nova pesquisa com uma quantidade maior de professores participantes ou outra forma de aplicação do questionário.
Resumen : The aim of this study was to evaluate the school environment and quality of life of high school teachers from public schools of Brasília – Distrito Federal. This is a cross- sectional stdy involving 31 teachers in schools that went through the inclusion and exclusion, which met one hour load between 20 and 60 hours per week. Data collection was performed by applying the questionnaire of quality of life WHOQOL-bref. For the statistical analysis of QV we used the Statiscal Package for Social Sciences (SPSS) version 15.0 for windows was also used to perform descriptive statistics and Spearman’s correlation with a significance level 5% to assess the correlation between quality of life and school relationships. It was found that the areas analyzed showed low significance in relation to quality of life and violence. Even with the observed results suggest a new research with a larger number of participating teachers, or other form of the questionnaire.
Palabras clave : Qualidade de vida
Convivência escolar
WHOQOL-bref
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Parents: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Fisioterapia (Graduação)
Citación : DIAS, Christianne Garcia de Castro; MARQUES, Marilia Sales. Convivência escolar e qualidade de vida dos professores de ensino médio das escolas públicas de Taguatinga - Distrito Federal. 2009. 13 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11664
Fecha de publicación : 2009
Appears in Collections:Fisioterapia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ChristianneGarciadeCastroDiasMariliaSalesMarquesTCCGraduacao2009.pdfArtigo206.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.