Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11664
Tipo: Artigo
Título: Convivência escolar e qualidade de vida dos professores de ensino médio das escolas públicas de Taguatinga - Distrito Federal
Autor(es): Dias, Christianne Garcia de Castro
Marques, Marilia Sales
Primeiro Orientador: Santana, Levy Aniceto
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a convivência escolar e a qualidade de vida de professores do ensino médio das escolas públicas de Taguatinga – Distrito Federal. Trata-se de um estudo transversal envolvendo 31 professores das escolas que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão, que cumpriam uma carga horária entre 20 e 60 horas semanais. A coleta de dados foi realizada através da aplicação do questionário da qualidade de vida WHOQOL-bref. Para a analise estatística da qualidade de vida, foi usado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0 para windows que também foi utilizado para realizar a estatística descritiva e a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%, para avaliar a correlação entre a qualidade de vida e a convivência escolar. Verificou-se que a os domínios analisados mostraram significância fraca com relação à qualidade de vida e violência. Mesmo com os resultados observados sugere-se uma nova pesquisa com uma quantidade maior de professores participantes ou outra forma de aplicação do questionário.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the school environment and quality of life of high school teachers from public schools of Brasília – Distrito Federal. This is a cross- sectional stdy involving 31 teachers in schools that went through the inclusion and exclusion, which met one hour load between 20 and 60 hours per week. Data collection was performed by applying the questionnaire of quality of life WHOQOL-bref. For the statistical analysis of QV we used the Statiscal Package for Social Sciences (SPSS) version 15.0 for windows was also used to perform descriptive statistics and Spearman’s correlation with a significance level 5% to assess the correlation between quality of life and school relationships. It was found that the areas analyzed showed low significance in relation to quality of life and violence. Even with the observed results suggest a new research with a larger number of participating teachers, or other form of the questionnaire.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Convivência escolar
WHOQOL-bref
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Fisioterapia (Graduação)
Citação: DIAS, Christianne Garcia de Castro; MARQUES, Marilia Sales. Convivência escolar e qualidade de vida dos professores de ensino médio das escolas públicas de Taguatinga - Distrito Federal. 2009. 13 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11664
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Fisioterapia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ChristianneGarciadeCastroDiasMariliaSalesMarquesTCCGraduacao2009.pdfArtigo206.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.