Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11801
Tipo: Artigo
Título: Estabilização de talude por meio da técnica da cortina atirantada (tie-back wall)
Autor(es): Fabrício, Gustavo França
Primeiro Orientador: Guerra, Gabriel Jaime Zapata
Resumo: Com a preocupação cada vez maior e consequentemente a valorização das áreas urbanas, faz-se necessário construir Edifícios com Subsolos. Assim, as técnicas de estabilização de taludes vêm sendo cada vez mais empregadas em campo, principalmente, devido aos elevados valores de mercado para terrenos em grandes centros urbanos. Com a implantação de um corte vertical em um talude, dependendo da resistência deste solo, este talude pode ficar instável, sendo necessário implantar algum tipo de contenção para estabilizar o talude. A cortina atirantada é um dos métodos mais modernos de contenção valendo-se de tirantes protendidos, que dão sustentação ao terreno e impedem o deslocamento do talude. O presente trabalho tem como propósito apresentar uma metodologia bem definida para o dimensionamento de uma cortina atirantada baseado no método de Culmann, e, posterior ao dimensionamento realizar uma análise da estrutura de contenção pelo método de Bishop Simplificado com o auxílio do software Geoslope. Para consolidar este estudo, será aplicada a metodologia em um caso de estudo, verificando a eficiência do método de Culmann para dimensionamento de taludes por meio da técnica de Cortina atirantada. Assim, apresentando todos os resultados obtidos nas análises, como também o dimensionamento da contenção.
Palavras-chave: Taludes
Cortina atirantada
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Programa: Engenharia Civil (Graduação)
Citação: FABRÍCIO, Gustavo França. Estabilização de talude por meio da técnica da cortina atirantada (tie-back wall). 2017. 82 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11801
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoFrançaFabrícioTCCGraduacao2017.pdfArtigo2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.