Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11805
Type: Artigo
Title: Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede
Author(s): Zangerolami, Izabelle Amanda
First Advisor: Carvalho Junior, Edson Benício de
Summary: O transporte aéreo é um dos principais meios de transporte do mundo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural. Porém, os aeroportos não são apenas um gerador de benefícios como também de poluições, em destaque a poluição sonora causada por atividades aeroportuárias que pode causar efeitos prejudiciais à saúde de curto à longo prazo. Este trabalho avaliou o impacto sonoro nas regiões próximas do aeroporto internacional de Boa Vista, simulando curvas de ruído na métrica DNL para classificação do uso e ocupação do solo, e a estimativa e correção da população exposta com relação as curvas de ruído geradas. Deste modo, os resultados obtidos foram que nas curvas com mais residentes são nos níveis de ruído aceitáveis para o ruído aeronáutico em conformidade com a RBAC 161/2013, cujo os níveis que geram maior incômodo para a população se encontram no interior do sítio aeroportuário, o que acaba não gerando tanto impacto ambiental e na saúde. Em comparação as equações utilizadas por este trabalho, o bairro de Paraviana mostrou – se similar aos resultados obtidos de população exposta. Contudo, o bairro Aeroporto, em que se encontra o sítio aeroportuário, foi o mais afetado e o que mostrou maior diferença de incômodo. É importante salientar a ocorrência do crescimento populacional no entorno do aeroporto internacional de Boa Vista, pois é relevante mais estudos para o monitoramento do uso e ocupação próximo do aeroporto.
Abstract: Air transport is one of the most important transportation in the world, contributing to the economic, cultural and tourism development. However, airports are not only a generator of benefits but also of pollution, in emphasis noise pollution caused by airport activities that can do health damage in a short or long period of time. This study evaluated sound impact in areas near to Boa Vista International Airport, simulating noise curves in the DNL metric for classification of soil using and occupation, and estimate, correction of the exposed population with relation to generated noise curves. About that, results obtained that were in the curves with more residents are in the levels of noise acceptable for the aeronautical noise in accordance with the RBAC 161/2013. Noise levels that generate a big annoyance for the population are at the airport area, which not generating much environmental and health impact. Comparating equations used by this work, Paraviana city had similar results obtained from the exposed population. However, the Airport city, where the airport area is located, it is the most affected city and that has the biggest difference of annoyance. It is important to emphasize occurrence of population growth in the around of the International Airport of Boa Vista, why it is necessary more studies for the monitoring of the using and occupation near to the airport.
Keywords: Impacto sonoro
Curvas de ruído
Ruído aeronáutico
População exposta
Uso e ocupação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Engenharia Civil (Graduação)
Citation: ZANGEROLAMI, Izabelle Amanda. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede. 2017. 33 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11805
Document date: 28-Nov-2017
Appears in Collections:Engenharia Civil (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IzabelleAmandaZangerolamiTCCGraduacao2017.pdfArtigo24.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.