Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11906
Type: Artigo
Title: Avaliação do desempenho acústico de sala de aula em uma escola pública do Distrito Federal
Author(s): Sousa, Marcelo Santiago de Castro
Aguiar, Raquel Nascimento de
First Advisor: Carvalho Júnior, Edson Benício de
Summary: O estudo sobre o conforto acústico de uma sala de aula é de grande importância pois é necessário verificar a influência da qualidade acústica do ambiente no sucesso do processo de aprendizagem de um indivíduo. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho acústico de uma sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal no intuito de identificar os principais fatores acústicos que possam gerar prejuízos para o aprendizado. Foram coletados dados em vários pontos pré-selecionados no ambiente escolar e a partir deles foram efetuadas as análises como da intensidade dos níveis de som residual e dos tempos de reverberação nesses locais. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos parâmetros não atendem as exigências de qualidade acústica recomendadas pelas normas NBR. Algumas medidas e sugestões foram propostas, visando melhorias no conforto acústico e no processo de aprendizagem. Concluiu-se através dos resultados obtidos que a falta de conforto acústico em salas de aula evidencia a necessidade de melhorias. O mercado da construção civil dispõe de materiais isolantes acústicos capazes de conferir às salas de aula o isolamento e o tratamento acústico previstos em norma, mas infelizmente isso não ocorre de forma efetiva.
Abstract: The study about acoustic comfort in a classroom is considered important because it is necessary to verify the environment acoustic quality in the success of an individual's learning process. The main objective of the present study was to evaluate the acoustic performance of a classroom at a public school in Distrito Federal, to identify the acoustic factors that can cause damage for the learning process. The data was collected at several preselected spots in the school area and submitted to analysis of noise and times of reverberation in these places. The results show that most parameters did not met the expected levels according to the NBR standards. Suggestions were made, in order to improve the acoustic comfort and the learning process. It was concluded from the results obtained that the lack of acoustic comfort in classrooms evidences the need for improvements. The construction market has acoustic insulation materials capable of conferring to the classrooms the appropriate insulation and acoustic treatment, but unfortunately this does not happen effectively.
Keywords: Engenharia civil
Tempo de reverberação
Inteligibilidade
Distrito Federal
Acústica
Ruído
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Engenharia Civil (Graduação)
Citation: SOUSA, Marcelo Santiago de Castro; AGUIAR, Raquel Nascimento de. Avaliação do desempenho acústico de sala de aula em uma escola pública do Distrito Federal. 2018. 63 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11906
Document date: 2018
Appears in Collections:Engenharia Civil (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarceloSantiagoDeCastroSousaTCCGraduacao2018.pdfArtigo4.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.