Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11933
Tipo: Artigo
Título: Donas de casa, saúde mental e violência: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Alves, Paulo Henrique Basílio
Primeiro Orientador: Silva, Juliana Ferreira da
Resumo: Objetivamos analisar a produção científica nacional e internacional sobre a relação entre violência, saúde mental e donas de casa, partindo da hipótese de que ser dona de casa aumenta a situação de vulnerabilidade de mulheres. Realizamos uma revisão sistemática da literatura dos últimos 10 anos a partir das bases Pubmed, BVS, BDTD, Portal CAPES e Scielo. Foram utilizadas diferentes combinações e tradução dos termos “dona de casa”, “violência”, “saúde mental” e “adoecimento mental”. As produções foram analisadas em sua totalidade, e organizadas por categorias. Foram analisados 54 trabalhos. Os pontos que se destacaram na análise foram os que entendem a posição de dona de casa como um fator que potencializa o risco e vulnerabilidade diante da violência doméstica e familiar, como um grupo que vivencia problemas financeiros atrelados a uma falta de liberdade e uma grande sobrecarga do trabalho. Também foi encontrada uma maior vulnerabilidade em relação ao suicídio, depressão e a adoecimento mental de forma geral, junto a uma dificuldade de buscar apoio e tratamento. Foi pouco presente na literatura uma indicação de conduta aos profissionais que lidam com esse grupo e de reflexões acerca de políticas públicas. Houve uma falta de visibilidade da dona de casa enquanto objeto de estudo nas obras analisadas, assim a mulher dona de casa se mostra invisível também perante a comunidade cientifica. Os dados encontrados nessa pesquisa não se mostram suficientes para indicar que ser dona de casa é um fator de vulnerabilidade à violência e saúde mental, sobretudo devido a uma escassez de publicações com esse objetivo.
Palavras-chave: Psicologia
Dona de casa
Saúde mental
Violência
Revisão da literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Psicologia (Graduação)
Citação: ALVES, Paulo Henrique Basílio. Donas de casa, saúde mental e violência: uma revisão sistemática da literatura. 2018. 18 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11933
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Psicologia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloHenriqueBasilioAlvesTCCGraduacao2018.pdfArtigo685.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.